Comissão vai à Arraias debater solução para estiagem

...

Na manhã desta quinta-feira, 11, prefeitos, vereadores e segmentos da sociedade organizada da região Sudeste do Estado estarão reunidos no salão da Maçonaria, em Arraias para debater as causas e as soluções para os problemas provocados pela estiagem na região. Já começou a chover em todo Tocantins, e no Sudeste também, mas os deutados consideram pertinente conhecer os aspectos técnicos e sociais da questão.

Na manhã desta quarta-feira, 10, o deutado Stálin Bucar, que não é da região,mas curiosamente teve a iniciativa de apresentar o requerimento criando a comissão, fez um questionamento ao secretário de Recursos Hídricos. Bucar queria saber se é verdade que morreram 12 mil cabeças de gado com a estiagem este ano.

Pedreira disse que desconhece este dado, e não acredita que ele seja verídico, mas concordou que o problema é grave e não tejm solução a curto prazo. O secretário disse aos deputados que está com 10 caminhões pipas na região, desde o começo da estiagem, e tem atualmente 21 máquinas escavadeiras na frente de obras, fazendo intervenções diversas, como pequenas barragens.

"A solução definitiva é a perenização. São 28 eixos no sudeste, dos quais nós priorizamos 16, mas o estado é pobre, e não dispõe de R$ 200 milhões para cada obra destas, que é o custo da barragem do Manuel Alves, por exemplo", argumentou. Os deputados que já foram prefeitos, como Cacildo Vasconcelos e Paulo Roberto, acreditam que a escavação de poços artesianos é a solução de médio prazo.

O secretário concorda, e disse ter em avaliação pela JICA, um banco de projetos que inclui desde estudos de solo para identificar onde escavar os poços com segurança de encontrar água, até a compra de comboios de perfuratrizes. Estes equipamentos  - ao custo de R$ 8 milhões cada - é que permitirão a escavação dos poços, nos locais indicados pelosestudos preliminares.

A discussão sobre como reservar água no período de chuva, para enfrentar melhor o período da estiagem, é oportuna. Conhecendode perto o problema, e passando a educar melhor a sociedade, e a comunidade local sobre as opções de reservação de água, a escassezde água poderá ser menos sofrível para os moradores do Sudeste, e agora também do Sul do Estado. amanhã, em Arraias é o grande debate. Segundo o deputado Stálin Bucar, ninguém pretende fazer do assunto "palanque político". É aguardar para ver.

Roberta Tum

roberta@blogdatum.com.br

Comentários (0)