Como as goleadas podem impactar uma luta contra o rebaixamento no futebol brasileiro?

Antes de mais nada, é válido listar as últimas goleadas do Brasileirão nos últimos anos para identificar os times envolvidos

O ano de 2025 já está cravado nos almanaques: o Flamengo aplicou a maior goleada da história dos pontos corridos com um impressionante 8x0 contra o Vitória. Além disso, a ainda mais inesperada goleada da partida Vasco 6x0 Santos também marcou um ano em que algo comum parece se repetir: times que lutam contra o rebaixamento têm chances bem maiores de perder por grandes placares.

 

 

É tema para análise para equipes e para os analistas de futebol, que buscam entender padrões de desempenho e fraquezas das equipes. E os apostadores, por exemplo, observando a relação entre grandes derrotas e a posição na tabela, conseguem traçar estratégias para apostas em resultados de partidas ou até mesmo no desempenho de toda a temporada. Inclusive, ao pesquisar qual plataforma dá bônus de aniversário ou oferece cashback e outras promoções, dá para testar essas estratégias usando os bônus disponíveis, sem precisar colocar grandes quantias do próprio bolso.

 

 

No entanto, antes de tudo, é preciso analisar: essas derrotas pesadas podem ser um prenúncio de um futuro rebaixamento? Como se relacionam os resultados de goleadas e a posição final na liga?

 

 

Analisando as goleadas dos últimos anos de Brasileirão

Antes de mais nada, é válido listar as últimas goleadas do Brasileirão nos últimos anos para identificar os times envolvidos. Estão listadas apenas aquelas que envolveram times rebaixados ou quase rebaixados.

 

Goleadas em 2024

Classificação final do time que goleou

Classificação final do time que sofreu a goleada

Athletico PR 4 x 0 Cuiabá

17º - rebaixado

20º - rebaixado

Palmeiras 5 x 0 Criciúma

18º - rebaixado

Bragantino 5 x 1 Criciúma

16º

18º- rebaixado

Botafogo 5 x 1 Juventude

15º - quase rebaixado

Palmeiras 4 x 0 Atlético MG

12º - quase rebaixado na última rodada

Goleadas em 2023

 

 

Internacional 7 x 1 Santos

17º - rebaixado

Vasco 5 x 1 Coritiba

15º

19º - rebaixado

Palmeiras 5 x 0 Goiás

18º - rebaixado

 

 

Em 2024 e 2023, times rebaixados tiveram goleadas marcantes como parte de suas trajetórias. Entretanto, times que se livraram no fim também sofreram derrotas pesadas. Já em 2022, há alguns casos interessantes:

 

 

  • O Bragantino levou 6 x 0 para o Fortaleza, mas terminou em 14º, se livrando do rebaixamento por 7 pontos.
  • Flamengo 4 x 0 Juventude foi parte da campanha de lanterna do Alviverde em 2022.
  • O Coritiba perdeu de 4 x 0 para o Palmeiras e 5 x 2 para o Fluminense, mas se livrou da queda por 5 pontos.

 

 

Outras goleadas de 4 x 1 fizeram parte da campanha do Atlético-GO, rebaixado, e do Cuiabá, que se livrou por 4 pontos.

 

 

O que os dados mostram? Relação entre goleadas e rebaixamentos

Embora apenas 3 anos sejam poucos para ter certeza sobre o assunto, é difícil separar campanhas de rebaixamento das goleadas. Apesar disso, em 2022, não há registros de grandes goleadas sofridas pelo Ceará, que terminou rebaixado.

 

 

O que surpreende aqui é que a equipe cearense levou apenas 41 gols na competição, tendo uma defesa menos vazada que o 13º até 16º colocados, e muito menos vazada que os outros rebaixados.

 

 

O que isso mostra é que, na maioria das vezes, times que sofrem muitos gols ao longo do tempo têm chances bem mais altas de levarem goleadas em partidas pontuais. E, além disso, automaticamente ampliam as chances de serem rebaixados.

 

 

Então, não é muito surpreendente esperar que times que sofrem goleadas aumentem bastante suas chances de serem rebaixados. Mas o que vem primeiro?

 

 

A goleada é a causa ou consequência?

Embora uma só goleada não cause o rebaixamento, já que mesmo times que terminam no G4 podem sofrer derrotas pesadas ao longo da temporada, é fato que ela tem algum impacto importante nas equipes. O peso psicológico dela é determinante para a continuidade do ano, e certamente influencia na moral, que sempre está associada ao rebaixamento de uma equipe.

 

 

Entretanto, não dá para analisar uma goleada de forma tão isolada assim. Na realidade, o que ela prova é que a equipe tem, no mínimo, uma inconsistência ou insegurança defensiva. Dessa maneira, isso por si só já é um indicador negativo. Assim sendo, embora goleadas e rebaixamento não sejam sinônimos, quando uma goleada acontece, é bom levar isso em consideração ao procurar padrões no futebol.

Comentários (0)