Conab e Fecomércio realizam Seminário sobre Armazenagem esta semana

O evento acontece nos dias 20 e 21 de novembro

Nos dias 20 e 21 de novembro, acontece no auditório da Fecomércio, em Palmas, a 1º edição do Seminário sobre Armazenagem do Tocantins, que contará com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos. O evento servirá como ponto de encontro para entidades e produtores que tem um assunto em comum, a estocagem de grãos. A abertura solene será no dia 20 de novembro, às 19h30.

 

A programação contará com palestras sobre: perspectivas para o setor, certificação, integração da rede armazenadora e os pátios da ferrovia Norte-Sul e linhas de financiamento voltadas aos donos de armazéns. A realização é da Conab Tocantins em conjunto com a Fecomércio, órgão privado representativo responsável pelo setor, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Sindiato. Com a parceria de entidades como: Fieto, Governo Estadual, Faet e Sescoop/TO.

 

O presidente da Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, explica que atualmente o Tocantins é um grande produtor desse setor, mas é necessário repensar os processos de estocagem. “Mesmo com muitos armazéns, o cenário atual caminha para a necessidade de novos locais, por isso esse seminário trará novas perspectivas. O objetivo é preparar os armazenadores e agentes do agronegócio para o recebimento da próxima safra”, ressaltou.

 

Itelvino explicou ainda que os armazéns em funcionamento devem buscar a certificação para agregar mais valor ao seu produto, podendo desta forma exportar e trabalhar com estoques públicos. “A capacidade estática dos armazéns hoje no Tocantins ainda é pequena e a certificação permite que o produtor possa se preparar para exportar, pois os grãos possuem mais qualidade e durabilidade, consequentemente tendo um maior valor agregado. Além disso, os armazéns privados poderão vender seu estoque para órgãos federais, por meio da política de garantia de preços mínimos do Governo Federal, mas para isso eles devem estar credenciados junto à Conab”.

 

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que existem no Tocantins, 125 armazéns, que tem a capacidade de armazenagem em torno de 1.4 milhão de toneladas. Ainda segundo a Conab, no Tocantins, a última safra atingiu cerca de 3,3 milhões de toneladas.  E a expectativa é que aumente o volume da produção deste ano, uma variação entre 4,5% a 11,4%, somando uma média de aumento de produção para 3.6 milhões de toneladas. A safra 2014/2015 começará a ser colhida a partir de fevereiro do ano que vem.

 

 

Comentários (0)