Confira ações do Estado e da Prefeitura de Palmas para conscientização da Aids

O dia 1º de dezembro marca, em todo o mundo, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Crédito: Secom Palmas

Até o dia 1º. de dezembro a campanha de mobilização contra a Aids “Viva a Vida! – por uma melhor qualidade de vida”, vai garantir uma programação dedicada a prevenção orientação ao tratamento em todo o Estado do Tocantins. A ação integra as comemorações do dia mundial de luta contra essa doença que, no Tocantins, de janeiro até outubro foi diagnosticada em 191 pessoas.

Em Palmas a ações concentram-se no Centro de Ensino Médio Militar, onde acontecem oficinas de prevenção dedicadas aos pais, jovens e profissionais da educação, entre os dias 27 e 29. Já na Praia das Arnos, e parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Casa 8 de Março promovem o Encontro de Mulheres.

A programação na capital encerra no dia 1º.com passeio ciclístico saindo da Praça dos Girassóis  até o Parque Cesamar logo no início da manhã. Ainda no Parque serão realizadas testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites, ale da orientação de atividades físicas e distribuição de material educativo.

Além dos jovens e adolescentes a campanha visa atrair a atenção principalmente das pessoas vivendo com HIV/AIDS - PVHA. De acordo com a Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde,a adesão ao  tratamento não é somente a medicação de Antirretrovirais,  como também desfrutar da vida como todo e qualquer cidadão, sem discriminação e exclusão.

Os municípios serão orientados sobre as atividades como Mobilização para Testagem do HIV/Sífilis/Hepatites aos municípios capacitados, em Teste Rápido;Atividades de hábitos de vida saudável, passeio ciclístico, caminhada, gincanas e ações básicas de saúde (testagem para diabetes, aferimento de pressão, avaliação nutricional, alongamento, entre outros; Mobilização para vacinação de Hepatite B em todo o Estado;Blitz Educativa;Distribuição de kits de prevenção aos municípios a partir de 20 de novembro de 2013.

A Aids uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A Aids é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico (ataca ao mesmo tempo muitas pessoas numa mesma região) e sua gravidade.

 

 

EM PALMAS

“A Vida é Melhor Sem Aids”. Para difundir essa ideia, a Secretaria Municipal da Saúde [Palmas] está promovendo uma série de ações e mobilizações que devem marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro. Nesta quarta-feira, 27, e quinta-feira, 28, acontece o 15º Seminário da Mulher e Saúde: Cidadãs Positivas, Nossa Saúde Integral.

A Programação segue até o dia 6 de dezembro, e contará ainda com eventos na Praça do Bosque e no Parque Cesamar, intensificação das atividades educativas pelas Unidades de Saúde e Henfil; reunião com empresas e ONGs para levar prevenção até aos trabalhadores e roda de conversas com os jovens de instituições de ensino da cidade.

 

Dia Mundial

O dia 1º de dezembro marca, em todo o mundo, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Trata-se de uma data que serve para lembrar às pessoas a importância da solidariedade em relação às PVHA (pessoas vivendo com HIV/aids) e que é possível ter uma vida de qualidade mesmo com o vírus. No ano de 2013, a data será comemorada a partir do tema-chave: "Viva a Vida. Por uma Qualidade de Vida. A Vida é Melhor sem Aids".

O objetivo é sensibilizar a população – vivendo e não vivendo com HIV- quanto à importância da melhoria da qualidade de vida a partir da incorporação de hábitos saudáveis, como a alimentação, a prática de atividade física, atividades de lazer e o cuidado com a vida, de forma que a mesma seja com qualidade, incorporando os conceitos de prevenção positiva.

 

Seminário

Realizado na Praia das Arnos, das 12 às 18 horas na quarta-feira, 27, e na quinta-feira, 28, das 08 às 18 horas tendo como público-alvo prostitutas e mulheres vivendo com AIDS o 15º Seminário da Mulher e Saúde: Cidadãs Positivas, Nossa Saúde Integral, realizará testagem rápida de DST/Aids, vacinação, além de uma série de ações educativas e informativas sobre doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose, infecções, dentre outras questões relativas à saúde da mulher. A ação contará também com momento de discussão sobre violência contra a mulher.

 

PROGRAMAÇÃO

25 e 26 – Curso Aconselhamento em DST/HIV/Aids; 04 turmas – capacitação para os médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família sobre o aconselhamento em DST/HIV/Aids. A ação faz parte da ampliação da testagem rápida para as Unidades de Saúde da Família.

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde

 

27 e 28 – 15º Seminário da Mulher e Saúde: Cidadãs Positivas, Nossa Saúde Integral.

Local: Praia das Arnos

Público: Prostitutas e mulheres vivendo com Aids

 

1º de dezembro – Passeio ciclístico: saída às 8 horas da Praça dos Girassóis para o Cesamar.

Parque Cesamar: Recreação para as crianças, em parceria com a Fundesportes. Atividade física para os adultos – parceria com as academias e área técnica da promoção da Saúde.

 

02 a 06 de dezembro – Intensificação dos trabalhos nas unidades básicas de Saúde e na comunidade.

 

06 de dezembro I Roda de Conversa: Viva a vida com qualidade. A vida é melhor sem Aids.

Local: Auditório Senac

Público: Jovens e adolescentes da rede pública, privada e das universidades

Parceria: Senai

 

 

Comentários (0)