Com o tema “Economia Sustentável e Infraestrutura da Amazônia”, o VIII Encontro de Entidades de Economistas da Região Norte (ENAN) reunirá em Palmas, nos dias 15 e 16 de maio, dirigentes classistas, empresários, docentes e discentes do meio acadêmico, gestores e servidores públicos municipais, estaduais e federais, bem como representantes dos legislativos federais, estaduais e municipais e economistas.
O evento conta com a participação dos Conselhos Regionais de Economia dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e do Conselho Federal de Economia (COFECON), parceiros do evento. A abertura das atividades acontece às 19:00, do dia 15/05, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins com a palestra “O Impasse da Economia Brasileira: causas e possíveis implicações regionais”, ministrada por Décio Garcia Munhoz.
No dia seguinte, 16/05, duas mesas redondas serão realizadas, de 08 às 18 horas, com os temas “Energia e Desenvolvimento” e “Logística e Desenvolvimento” na Universidade Federal do Tocantins (auditório do bloco B). A palestra de encerramento acontece também na noite do dia 16, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, às 19 horas.
O ENAN é um evento realizado anualmente para discutir questões voltadas à promoção do desenvolvimento social e econômico da região. Após discutir e alinhar os temas, busca-se a promoção da integração entre as unidades federadas participantes para fomentar ações conjuntas em prol do desenvolvimento desta região.
Farão parte da programação do VIII ENAN, os seguintes temas: A Questão da Produção do Conhecimento Regional e a Biodiversidade; Infraestrutura - Transporte e Logística na Amazônia; Os Grandes Projetos implantados e em implantação na Amazônia e seus Impactos no Desenvolvimento Regional; o Desenvolvimento da Amazônia e sua importância como pilar de sustentação e equilíbrio para a manutenção dos níveis de desenvolvimento das outras regiões do Brasil, dentre outros.
Também são parceiros do evento: Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Tribunal de Contas do Estado, Universidade Federal do Tocantins, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Fecomércio, Banco da Amazônia, Prefeitura de Palmas e Sebrae Tocantins.
PROGRAMAÇÃO:
15 DE MAIO
18:00 a 19:00 – Credenciamento;
19:05 - Solenidade de abertura;
19:30 – Palestra: O Impasse da Economia Brasileira: causas e possíveis implicações regionais
Palestrante: Décio Garcia Munhoz
21:15 – Coquetel
Local: Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins
16 DE MAIO
08h00 às 12:00 Horas: Mesa Redonda - Energia e Desenvolvimento
Palestrante 1 – Prof. Dr. Rubem Cesar Rodrigues Souza (UFAM - AM)
Palestrante 2 – Prof. Dr. Artur de Souza Moret (UNIR-RO)
Palestrante 3 - Profª. Drª. Yolanda Viera de Abreu (Universidade Federal do Tocantins)
Palestrante 4 - Niciias Ribeiro (Secretaria de Energia do Estado do Pará) - Local: Auditório Bloco B Universidade Federal do Tocantins
14:00 – Mesa Redonda - Logística e Desenvolvimento
Palestrante 1 – Felipe Tavares (Empresa Valor da Logística Integrada - Ferrovia Norte Sul)
Palestrante 2 – Denilson Ramos Pereira (Empresa Valor da Logística Integrada - Ferrovia Norte Sul)
Palestrante 3 – Waldecy Rodrigues (Universidade Federal do Tocantins)
Palestrante 4 – Paulo Henrique Ferreira Massuia ( SEDECTI) - Local: Auditório Bloco B - Universidade Federal do Tocantins
19:00 - Palestra de Encerramento - O Banco da Amazônia: Oportunidades de Investimentos para Micro e Pequenas Empresas
Local: Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins
21:00 – Encerramento
21:30 - Coquetel de Encerramento
Palestrantes
Professor Dr. Dércio Garcia Munhoz
Professor Dr. Dércio Garcia Munhoz, ex-conselheiro e presidente do Conselho Federal de Economia – COFECON em 1986. Nascido em Bauru, no estado de São Paulo, além de graduado e mestre em economia, já foi professor titular do Departamento de Economia da Universidade de Brasília-UnB (1968 – 1996) e professor colaborador em cursos de especialização e em cursos de pós-graduação, dentre outros, no Cendec/Ipea,Telebrás, Desed/Banco do Brasil, Instituto Rio Branco, UFRJ (Brasília), Fundação Getúlio Vargas (Brasília), Núcleo de Políticas Públicas/UnB, ENAP-Escola Nacional de Administração Pública e UPIS/União Pioneira de Integração Social.
Prof. Dr. Artur de Souza Moret
Doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Professor do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Coordenador DO GPERS - Grupo de Pesquisa Energia Renovável Sustentável: Trabalha com os seguintes temas: geração descentralizada, fontes renováveis, energias alternativas, planejamento de sistemas descentralizados de energia elétrica, eficiência energética, cadeias produtivas de biomassa energéticas.
Prof. Dr. Rubem Cesar Rodrigues Souza
Doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Professor da Universidade Federal do Amazonas. Diretor do Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico – CDEAM. Trabalha com os seguintes temas: fontes renováveis de energia, eficiência energética e planejamento energético.
Prof. Dra Yolanda Vieira de Abreu
Doutora em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Economista. Professora do Curso de Economia e do Mestrado em Agroenergia da universidade Federal do Tocantins. Coordenadora do Núcleo em interunidades em desenvolvimento econômico, social e energético. Trabalha com o seguinte tema: Energia, Sociedade e Meio Ambiente
Comentários (0)