Ter educação no trânsito é um dever de todos, mas nem todo mundo sabe quais são os deveres que devemos cumprir para respeitar esta regra. Por isso, na FLIT este tema não poderia ficar de fora. Com um formato inovador, a palestra tratará do assunto com muita música e cordel. Com a participação do Coral do Projeto Carrossel do SESC, a palestra ministrada por Valdemar Rodrigues de Sousa, acontecerá no dia 27 de julho, às 8h, no auditório do Ministério Público Estadual.
Mais conhecido como Valdemar do cordel, o palestrante que é professor, pedagogo, músico e compositor, traz de maneira divertida e animada o tema. O convite para o Projeto Carrossel veio por intermédio do próprio palestrante. “Eu já conhecia o projeto e um dos professores, o quê facilitou o acesso. O coral já havia se apresentado com uma composição de minha autoria em outra ocasião, e para esta ocasião resolvi fazer o convite, pois será uma atividade interessante que se baseia na música”, explicou.
Segundo ele, a palestra é uma conscientização artística dos deveres no trânsito. “A palestra faz parte do projeto educativo, onde a música e o cordel são ferramentas fundamentais para atrair a atenção dos participantes às práticas corretas de atuação no trânsito. Todo o projeto é inspirado no livro, O Cordel para o Trânsito”, disse Valdemar.
A música que será interpretada pelo Coral do SESC, chamada “Pare”, tem em sua letra um apelo para que os motoristas fiquem atentos aos pedestres e principalmente a faixa de pedestres. A música que é de autoria do palestrante será cantada por cerca de 50 crianças que fazem parte do Projeto Carrossel.
Para a gerente financeira do SESC e entusiasta do projeto, Magda Fernandes, a participação do coral na FLIT servirá como um impulsionador tanto para os participantes quanto para a sociedade. “O projeto tem o caráter social que possibilita a esses jovens carentes, não só a prática do esporte, mas também o desenvolvimento intelectual e afetivo. A participação na Flit, que é um evento internacional, promoverá um aumento na autoestima dessas crianças, sem falar que todos os nossos parceiros, que chamamos de padrinhos, poderão perceber mais uma vez a diferença que faz na vida desses jovens”, ressaltou.
O projeto Carrossel atende duzentas e três crianças, em duas regiões de Palmas, no Centro de Atividades SESC Palmas (localizado na região norte) e no Tênis SESC (região sul). Os atendidos são estudantes da rede pública, com idade entre sete e 12 anos. O projeto conta com a parceria de empresas e instituições conveniadas ao SESC que apadrinham as crianças. Em contrapartida, os padrinhos recebem benefícios para que seus funcionários possam participar das demais atividades que o SESC oferece. O projeto Carrossel é uma iniciativa social do SESC que oportuniza o esporte gerando mecanismos para a inclusão social, prática da cidadania e do lazer. (Da Assessoria do Sesc)
Comentários (0)