Não há mais dúvida alguma quando o assunto é a interferência que a internet tem em nossas vidas. Com as adaptações necessárias, devido a pandemia pelo novo coronavírus, isso ficou ainda mais evidente.
A popularização da internet nas últimas décadas foi determinante para que novos hábitos na maneira de consumir fossem enxergados e estruturados. Foi percebido, por exemplo, o quanto as mídias (desenho, escultura, escrita, fotografia, pintura, etc.) contribuem para o armazenamento mental de informações e compartilhamento social. Diante disso, o marketing se reinventou e se tornou democrático!
O marketing invadiu a internet ou seria o contrário? A ordem dos fatores pouco importa, nesse caso. O interessante é observar as oportunidades que essa relação traz para as empresas, para os produtores de conteúdo e para os consumidores.
Para lhe familiarizar iremos tratar nesse artigo sobre o marketing de afiliados. Já ouviu falar sobre esse mercado? Já consumiu algum infoproduto ou produto indicado por um afiliado? É muito provável que sim, mesmo que você não tenha ligado o nome aos fatos.
O mercado de afiliados é um modelo de negócio onde uma pessoa indica, através de um link, um produto ou serviço para sua audiência. A partir da conversão, por click ou venda, haverá uma remuneração para o produtor de conteúdo que está divulgando determinado link. Ou seja, é uma comissão.
Mas como esse mercado cresceu tanto nos últimos anos? A resposta é bem simples se avaliarmos a tal interferência, citada anteriormente, que sofremos diariamente pela internet. Já parou para pensar quantas vezes você acessa seu e-mail, suas redes sociais ou assiste conteúdos em plataformas de streamings durante a semana? É incrível a quantidade de horas que passamos ligados aos nossos smartphones diariamente. E isso é um dos motivos que faz com que o marketing online fique cada vez mais forte.
A produção da informação passou por muitas transformações e deixou de estar na mão de restritos polos emissores. Com a popularização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), o nível de produção de conteúdo se tornou global. De consumidores, as pessoas passaram a criar material e influenciar sua rede de relacionamento.
Através de páginas de blogs, Instagram, Facebook, Canal no Youtube, TikTok, entre outras mídias, pessoas compartilham experiências e cativam uma interação social distribuída em tempo real e em qualquer lugar do mundo.
A partir daí, quanto mais autoridade o afiliado tiver sobre o conteúdo que está divulgando mais alcance vai conseguir. A credibilidade, a verdade em seu material e a interação com sua audiência será de extrema importância para que haja uma boa conversão. Com isso, o compartilhamento daquele link se torna orgânico e natural como nosso antigo “boca a boca”.
É muito mais fácil considerar a indicação de uma pessoa que conhece do que está falando, do que clicar em um banner aleatório que aparece na minha página de navegador. Quando uma pessoa direciona a sua busca na internet, logo aparecerá como opções de links as melhores referências naquele nicho. Esse filtro é medido a partir do engajamento que o afiliado tem (conversão por clicks ou venda).
A importância do nicho na produção de conteúdo de afiliados
A definição do nicho é a principal orientação para um produtor de conteúdo e afiliado. Fazer o diagnóstico da audiência e compreender como falar com ela faz toda a diferença na construção da autoridade.
Por isso, são diversos os seguimentos que optam por possuir como afiliados pessoas que realmente fazem uso dos seus produtos ou serviços, pois assim os mesmos estarão sempre interessados nas novidades e tendências para atualizar os seus “seguidores”. E nem precisa estar nas grandes mídias (televisão, cinema) para ser destaque e conquistar uma coleção de fãs.
Como exemplo, podemos citar os serviços de afiliados de cassinos online. Os próprios jogadores, por serem envolvidos com esse universo, produzem conteúdos relevantes para esse nicho. Além disso, podem também repassar dicas e tutoriais que orientam e solucionam dúvidas dos colegas. A chance desse tipo de material gerar boa conversão em acesso ou vendas é altíssima, uma vez que aquele afiliado já se tornou referência no nicho em que trabalha.
Para realizar o trabalho de um afiliado basta possuir um computador/telefone e acesso à internet. Sendo assim, pode-se trabalhar em casa, num escritório, num coworking, numa cafeteria ou em qualquer lugar do mundo que esteja conectado. Mas se engana quem acha que é moleza e que o trabalho é pouco. Para manter uma produção de conteúdo constante será necessário muito estudo e dedicação, pois só assim irá conseguir conquistar a credibilidade e fidelização da sua audiência.
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