Curtas sobre Porto Nacional são destaque do CineSesc nesta 5ª

Na programação os curtas Artesão, Big Banda, Plano de Voo, Zé das Bicicletas, Túnel do Tempo, Casarão e Contador de Histórias...

As memórias de uma cidade em curtas metragens. Essa é a definição do Projeto 21 -  um diálogo com o cinema, desenvolvido para contar um pouco da história de Porto Nacional a partir das lembranças de seus próprios moradores. Nesta quinta-feira, dia 14, sete desses filmes serão exibidos no CineSesc Palmas a partir das 19h30. A entrada é gratuita.
 
Nesta primeira temporada os curtas Artesão, Big Banda, Plano de Voo, Zé das Bicicletas, Túnel do Tempo, Casarão e Contador de Histórias já foram mostrados em Porto Nacional, em setembro. O objetivo do projeto é fazer uma viagem ao patrimônio imaterial da cidade de Porto Nacional, por meio de um mosaico de memórias, além de resgatar a memória portuense, preservando para as gerações futuras a história e o legado de seu povo. 
 
Com direção, produção e roteiro de João Luiz Neiva, as obras contam com edição e fotografia de Carlos Franco, Still (making of) de Dellena Batista e designer de Luiz Fernando Silva. Confira trechos da sinopse de cada curta:
 
Artesão – Conta a história de um artista que trabalha na produção de móveis, utilizando o talo do Buriti (palmeira encontrada em abundância no Tocantins).
 
Big Banda – Trata de grandes animadores de eventos, comemorações e festas realizadas em Porto Nacional nos anos 40 e 50.
 
Plano de Voo – A história de um morador que, aos 18 anos, integra a primeira turma de estudantes da Escola para Formação de Pilotos do recém-fundado Aeroclube de Porto Nacional, em 1956.
 
Zé das Bicicletas – Conta um pouco da vida de um concertador de bicicletas que, num pequeno cômodo com a porta para uma rua estreita e outra para o interior da residência, trabalha desde 1956. 
 
Túnel do Tempo – O curta mostra artefatos e peças que denotam sua longevidade. O trabalho dos pesquisadores permite entrarmos em contato com algo considerado inacessível.
 
Casarão – construído pelo português Frederico José Pedreira, o Casarão é tema central do curta que recebe seu nome. A edificação fica no centro histórico de Porto Nacional e mantém ainda suas características originais.
 
Contador de Histórias – Suas crônicas e contos narram o cotidiano da cidade de Porto Nacional. O curta apresenta fragmentos de duas histórias, do escritor Edivaldo Rodrigues.
 
Com exibição única no CineSesc, os curtas do Projeto 21, um diálogo com o cinema, estarão em cartaz nesta quinta-feira, 14, a partir das 19h30, com entrada gratuita.
 
Serviço
Exibição dos filmes do Projeto 21, um diálogo com o cinema
Data: 14 de novembro
Local: CineSesc Palmas
Horário: 19h30
Entrada: gratuita

Comentários (0)