De lá para cá, reuniões, encontros, telefonemas, e uma intensa movimentação vem tentando encontrar alternativas para que a oposição se una em torno de alguém, mas não está fácil. Como eu já disse aqui em outra análise, a situação de hoje é fruto da escolha do prefeito Raul em não escolher.
Ontem, segunda-feira, outra prova disto: Raul adiou novamente sua decisão, no dia seguinte ao jantar que teve, na casa do senador João Ribeiro. Os três casais passaram a noite conversando: Raul/Solange, João/Cínthia e Luana/Frederico.
Gaguim, a alternativa
Depois de ir ao senador João Ribeiro em Brasília na semana passada para avisar que o PMDB teria candidato próprio, ao invés de apoiar Luana, o deputado Júnior Coimbra esteve na capital, movimentando-se.
Reuniões com Amastha e Alan, reunião com produtora para levantar orçamento de campanha, tentativa de atrair o PT para a coligação: o PMDB fez de tudo.
A última tentativa foi - segundo uma fonte preciosa – propor (Júnior a João Ribeiro) a retirada dos dois pré-candidatos: Luana e Eli, para lançar...Carlos Gaguim. Ele viria com condições financeiras para bancar sua própria campanha.
Amigos do ex-governador fizeram consultas a marqueteiros para saber se haveria espaço para colocar o nome dele a esta altura do campeonato.
Ribeiro vaticina: “oposições têm que ter juízo”
Sem o distanciamento em que muitos apostam com o Palácio Araguaia, o senador João Ribeiro tem conversado com o secretario Eduardo Siqueira Campos, com frequência. Segundo ambos afirmam em declarações oficiais, Palmas está fora da conversa.
Mas, e sempre tem um “mas”, do jeito que andam as tentativas de aproximações isoladas de partidos que (mesmo na oposição), buscam ser guindados à vice de Marcelo Lélis, não será de se estranhar se o PR, rifado na turma de Raul, resolver decidir a eleição em direção contrária.
Liguei ontem para ouvir a deputada Luana Ribeiro sobre sua disposição neste começo de semana. Ela passou o dia todo envolvida com mais articulações. Na verdade, tentando reunir em torno de si um número suficiente de partidos para fazer uma composição forte, que não sacrifique seus vereadores aliados, e lhe dê condições de subir na preferencia do eleitorado numa campanha polarizada com Lélis.
No começo da noite, consegui ouvir o senador João Ribeiro: “Estamos conversando. Não só com ou outro. Estamos conversando com muita gente. O nome da deputada está mantido, mas tudo pode acontecer. O que eu posso dizer sobre isto é que as oposições precisam ter juízo em Palmas”.
Questionado sobre a possibilidade de retirar o nome da deputada do PR, numa composição em que o PMDB retire o deputado Eli, para juntos apoiarem Carlos Gaguim, Ribeiro reage enérgico: essa hipótese não existe, Eu já disse pra eles que fiquem à vontade, podem seguir seu caminho que eu vou seguir o meu”.
A dança dos vices
Um capítulo à parte nesta história, e interessante de se ver, é a movimentação dos prováveis vices. Alan Barbiero, do PSB, por exemplo trabalha com três possibilidades: ser vice de Eli, ser vice de Lélis e ser vice de Luana. Conversações neste sentido aconteceram nos últimos dias entre o pré-candidato e interlocutores das três correntes, embora publicamente só os encontros com o PMDB sejam divulgados.
Trabalhando para ser vice de Lélis tem também o Democratas, de Fernando Rezende, que pertence ao grupo do governo, mas tem seus impedimentos nacionais para composições com o PSD e com o PT.
Afastada do senador João Ribeiro nos últimos meses, a suplente de deputada federal Nilmar Ruiz, que nunca aderiu à pré-campanha de Luana Ribeiro, também teria feito movimento de aproximação na semana passada, com a intenção de – num eventual retorno do PR à composição com o governo – ser este nome.
Gente sonhando com a vice de Lélis não falta. Mas também tem gente sonhando em que o PR consiga reunir as condições para manter o nome de Luana para seguir na vice dela.
Num cenário de tantas possibilidades uma coisa é certa: o quadro se define no máximo em uma semana. E o maior risco que vejo agora é do PT sobrar sozinho na praça. E ter que buscar quem apoiar, depois de ter sido aguardado com tanta expectativa estes meses todos.
Comentários (0)