Dez coisas pra fazer antes de mudar de endereço definitivamente

Nesta segunda-feira, 2 de novembro, Dia de Finados, todos têm alguém a quem lembrar com carinho ou com saudade. A morte é a coisa mais certa que temos na vida, já diziam os antigos. Mas ninguém espera que ela chegue assim, de repente, e nos surpreend...

Enquanto o mundo político repousa (ou não) nesta segunda de Finados, podemos nos dar ao luxo de abrir um parêntese para falar das coisas para as quais nunca sobra tempo na correria diária. Nas duas últimas semanas não faltaram notícias sobre mortes. Umas prematuras, como a de Filomena Moreira, que deixou inconsolável o marido Laurez, amigos e familiares.

Outras completamente inesperadas: uma batida no trânsito na Theotônio, e lá se vão pai e filho que estreavam uma moto nova, e foram colhidos por um caminhão; lá no Bico do Papagaio, uma moça na flor da idade e o namorado, são supreendidos por uma bala certeira, e foi-se embora a vida e os sonhos dos dois.

Li um texto de Pedro Bial sobre a morte repentina, aquela que interrompe o livro cuja leitura não foi concluída, as contas por pagar, o sonho ainda não alcançado. Gente que morre na véspera do casamento, gente que parte num afogamento na praia, no meio da lua de mel.

Poderia passar a tarde falando de mortes repentinas e por isso mesmo mais estúpidas e cruéis, mas hoje vamos falar de vida. A vida que se quer viver e vai ficando sempre pra depois. Talvez por excesso de medo, talvez por falta de coragem de mudar tudo.

Mas se você tivesse a certeza de que bem cedo, e antes do que pensa, vai partir desta para a terra desconhecida da qual falam as religiões, o que faria? Não vale responder "seguro de vida".

Dez coisas que você não pode morrer sem fazer

Sem querer ser mórbida, e mantendo sempre o bom humor, listei dez coisas que eu não gostaria de morrer sem fazer e só por isso recomendo (não foram retiradas daquelas mensagens e correntes do email e do orkut).

1 - Primeiro faça as pazes, urgente, com aquelas pessoas com quem você rompeu em definitivo. Não importa se foi sério, ou uma bobagem. Quanto mais a pessoa foi importante pra você um dia, mais grave você levar esse “peso” ao partir de última hora. Perdoe, faz bem. E faça um esforço pra pedir perdão também.

2 - Faça aquela viagem que você quer fazer e nunca encontra tempo. Nem dinheiro. Vá de carro, de ônibus, de carona, mas vá. E ande logo.

3 - Se dê um presente que você sempre quis ter, mas nunca comprou de tanto os amigos, a família, o marido ou a mulher dizer que é fútil ou desnecessário.

4 - Faça um inventário de tudo que você tem e não precisa. E dê para alguém que vá fazer melhor uso. Isso é generosidade, e ajuda a limpar “a área”, a aura, e melhorar a vida.

5 - Ligue pras pessoas da família que você não vê sempre, ou com quem há muito tempo não fala. Só pra falar abobrinha. Ou saber como vão. Ou dizer que está com saudade.

6 - Escreva pro seu ex-amor. Aquele que partiu e partiu seu coração. Ou quem sabe não foi o contrário? Mande um email, um cartão, uma flor. Peça desculpas. Mude aquela velha imagem que pode ter ficado, de que as pessoas que passaram são descartáveis na nossa vida. Não são. E a gente sabe.

7 - Arrume suas contas. Escreva instruções de como você gostaria que fosse sua partida desta terra, e deixe num lugar onde as pessoas ligadas a você possam achar, se isso for necessário.

8 - Depois, limpe sua vida de tudo que te faz mal. Emprego que estagnou, relacionamento que te faz infeliz, carro velho (é bom andar a pé durante um tempo, ou de bicicleta se for preciso).

9 - Invista num grande sonho. Alguma coisa que você quis e ainda não fez. Virar pintor, cantar em boteco, montar um negócio, mudar pra São Paulo. Tome coragem, enquanto é tempo.

10 - Tente ser feliz no tempo que te resta nesta terra de meu Deus. No Finados do ano que vem, pode ter alguém chorando por você, ou se lembrando de você. Enquanto isso não acontece, vamos todos procurar viver intensamente, e nos tornar seres humanos melhores.

É isso aí.

Comentários (0)