O Dia Internacional da Mulher, comemorado neste sábado 8 de março, terá programações especiais em Palmas e também no interior.
Neste sábado uma Caminhada será realizada na Avenida Tocantins numa ação de conscientização contra a violência doméstica. Participarão do ato várias mulheres da região Sul de Palmas que vão às ruas com faixas num apelo social contra este tipo de violência. A Caminhada terá início às 8h30 da manhã saindo do posto na entrada de Taquaralto e passando principalmente pela avenida comercial. O lema da ação será: “Homem de verdade não bate em mulher e mulher de verdade não aceita”. A Caminhada foi idealizada pelo empresário Osvaldo Durães.
Também em Palmas, para comemorar o Dia Internacional da Mulher a AASJN – Associação Ação Social Jesus de Nazaré realiza às 16h, no Parque Cesamar, a 1ª Caminhada Ecológica da AASJN. Para a organização do evento a expectativa é que o maior número de participantes possíveis marque presença, os quais terão a oportunidade de fazer caminhada, aferir pressão e degustar variados tipos de frutas e sucos, em um dia que reunirá não só as mulheres da AASJN, mas toda a família.
Ainda em Palmas também neste sábado acontece a I Corrida Feminina, que abre o Circuito Virgílio Coelho de Corridas de Rua. A prova será a primeira etapa em um total de oito que acontecem até o mês de dezembro na Capital. A prova acontece a partir das 17 horas e a largada será em frente à academia Contours na 404 Sul, e terá um percurso de 5,7Km que seguirá até a loja Arezzo na 104 Sul, e retornando à academia. A concentração acontece a partir das 16 horas no local e antes da abertura da prova, o presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), Cleyton Alen, fará o lançamento oficial do Circuito.
Sucesso entre as mulheres, a I Corrida Feminina abriu 150 inscrições que foram esgotadas seis dias antes do prazo. A prova é destinada exclusivamente às mulheres e, além de celebrar o Dia Internacional da Mulher, visa incentivar a prática esportiva e o estilo de vida saudável. Além disso, o desafio é solidário: cada inscrita deve doar um pacote ou lata de leite em pó que será repassado à Casa 8 de Março.
Araguaína
Cras I
No dia 10 de março, segunda-feira, o Cras I oferece ao grupo de idosos um café da manhã e muita música ao vivo, a partir das 07h30. Na terça, acontece a partir das 14 horas uma palestra com o foco na saúde da mulher acontece no auditório da 1ª Igreja Batista. Dando continuidade ao ciclo de palestra, no terceiro dia, às 08 horas, a psicóloga Viviane desenvolve uma palestra e dinâmica motivacional. Na quinta, às 08 horas, um grupo de idosos se apresenta no Cras, coordenados por Valéria Domingues. Para encerrar as atividades neste Cras, na sexta, nos períodos matutino e vespertino serão oferecidos uma série de atividades, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e exame preventivo de colo de útero (papanicolau).
Cras II
Também no CRAS II, a programação inicia nesta segunda-feira com teste rápido de sorologia (HIV), entrega de resultado e aconselhamento. Às 14 horas, será realizado exame papanicolau, das 08h30 às 11h30. Na terça, 11, a partir das 13h30, acontece a palestra no auditório da 1ª Igreja Batista, com representantes da Vara da Mulher. No quarto dia, às 16 horas, será realizada uma dinâmica motivacional para o grupo de mulheres da melhor idade com o psicólogo, Dr. Paulo Renato. No dia seguinte, às 16 horas, será realizada uma palestra para o grupo de mulheres. No último dia, das 14 às 17 horas, é a vez da Oficina da Beleza (Equipe do CCABA), onde serão oferecidos corte e escova de cabelo, bem como manicure e pedicure.
Cras III
Já no CRAS III, a programação desta segunda inicia às 09 horas para as mães e gestantes, onde devem ser abordados temas como Bolsa Saúde e Banco de sangue. Na terça, às 13h30, uma palestra na 1ª Igreja Batista aborda os Direitos da Mulher e a Lei Maria da Penha, com uma equipe da Vara da Mulher. No dia seguinte, a partir das 14 horas, os alunos do CCABA realizam uma oficina da beleza, com corte e escova de cabelo, além de manicure e pedicure. A programação do dia será animada ao som do cantor e professor de violão, Newton. No dia 13, nos períodos matutino e vespertino serão realizados exame de papanicolau, em parceria com o ciclo de vida com enfermeira Amália e UBS da área de abrangência. No último dia, a partir das 14 horas, a missionária Dorita realiza um encontro com Deus, com o tema “A importância da mulher Cristã no mundo atual”. Após o encontro, a banda de louvor Fé-menina agitam as mulheres presentes.
(Com informações das Ascoms)
Comentários (0)