O filme Contradições de Uma Cidade Nova, de 1967, sofreu censura dos próprios patrocinadores. Dirigida por Joaquim Pedro de Andrade, a obra foi exibida uma única vez e escondida por quatro décadas. Há cerca de dois anos, uma nova equipe decide procurar pistas do desaparecimento da obra e a busca resulta no documentário Plano B, que será exibido no dia 30 de abril, em Palmas e Gurupi gratuitamente.
Dirigido por Getsemane Silva e com co-direção de Santiago Dellape, Plano B revela as intenções dos produtores do filme original, refilmando planos idênticos aos que Joaquim Pedro de Andrade utilizou para “Contradições”. Alguns dos envolvidos, como a assessora cultural da empresa patrocinadora, Edla Van Steen, são entrevistados e têm a oportunidade de contar sua versão da história.
O diretor Getsemane Silva explica porque resolveu fazer o documentário: “Eu assisti à Contradições de Uma Cidade Nova há 4 anos, pouco depois que ele foi restaurado. Um amigo me mostrou. Fiquei impressionado com a capacidade deles em prever o futuro da cidade; e achei muito legal o mistério da proibição da Olivetti, que havia pago toda a produção. Fiquei curioso para esclarecer essa história e jogar com o passado e o presente da cidade num único filme”.
Em Palmas, Plano B será exibido no dia 30 de abril, às 19h30, no CineSesc do Centro de Atividades, na 502 Norte. Em Gurupi, a exibição será no mesmo dia, às 19h, no CineSesc da Unidade Operacional, no setor Eng. Waldir Lins. As sessões são gratuitas.
Serviço
Documentário Plano B
Data: 30 de abril
Palmas: às 19h30, no Centro de Atividades (502 Norte)
Gurupi: às 19h, na Unidade Operacional (Eng. Waldir Lins)
Comentários (0)