E agora, seu Jair,
A festa acabou,
A luz apagou,
O povo sumiu,
E agora, Seu Jair...
Seu Jair é um jovem senhor de 70 anos de idade, alegre, divertido, empolgante e preocupado com o bem do próximo. No entanto, há cerca de um ano e meio ele não era tão feliz assim.
Aposentado e sem muitas expectativas, seu Jair vivia obsoleto, irritado, aliás, um “velhinho” muito chato que gritava e brigava com todo mundo. Foi na Universidade da Maturidade (UmA) que sua vida mudou.
Hoje, com os novos conhecimentos, suas perspectivas para curtir os anos que lhe restam são enormes. Dança, fotografia, artesanato, desfiles em passarelas, passeios diversos e uma infinidade de novos amigos.
Tudo isto seu Jair vive na UMA. O projeto é desenvolvido na Universidade Federal do Tocantins e tem como principal objetivo a inclusão do cidadão idoso na sociedade em que vive.
Lá, cerca de 50 jovens senhores e senhoras recebem importantes informações sobre seus direitos e, principalmente, práticas que permitem seu reingresso no mercado de trabalho. É bom ressaltar que seu Jair não paga nada para estudar nesta universidade.
O curso tem duração de 18 meses e a turma de seu Jair se forma no final do ano. Os encontros das terças, quartas e quintas-feiras estão acabando.
E AGORA, SEU JAIR? A festa vai acabar?A luz vai apagar?O povo vai sumir?E agora?
Agora, é preciso que a sociedade palmense direcione seus olhos para as pessoas mais experientes – os nossos pais – e acredite um pouco mais na colaboração que eles ainda podem oferecer para o desenvolvimento de uma cidade melhor para se viver.
Vamos criar políticas públicas para auxiliar o excelente trabalho desenvolvido pela UMA. Juntos, poder público e iniciativa privada, vamos abrir espaços para que eles possam mostrar a grande capacidade que têm de trabalhar.
Não quero mais ver seu Jair, meu grande pai, em casa, triste, sozinho, brigando, gritando. Ele tem muita capacidade... ELE É O CARA.
Comentários (0)