Em nota oficial, Gaguim responde a críticas sobre composição de governo

O governador interino do Tocantins, Carlos Gaguim (PMDB), distribuiu nota à imprensa na manhã deste sábado, respondendo às críticas publicadas na imprensa quanto à composição do seu governo. O jornal Estadão publicou reportagem neste sábado com senad...

As críticas e questionamentos quanto à formação da equipe de governo do governador interino Carlos Henrique Amorim, o Gaguim (PMDB) publicadas na imprensa nacional e local levaram o governo a reagir na manhã deste sábado, 19, com uma nota oficial distribuída à imprensa. A acusação é de "nepotismo cruzado" e "tentativa de compra de votos". Sem fazer referência a qualquer veículo de comunicação, ou manchetes de jornais, como a do Estadão na manhã deste sábado, que traz críticas duras da senadora Kátia Abreu (DEM), o governador diz que montou uma equipe com o critério da competência, mas ressalta que não abre mão de fazer um governo de coalizão.

Falando ao Estadão, a senadora Kátia Abreu criticou a distribuição de cargos em troca de apoio nas eleições indiretas, e comparou a doação de óculos feita no Governo Mais Perto de Você com as nomeações feitas pelo novo governador, atendendo aos deputados estaduais. Já o senador João Ribeiro (PR), defendeu a formação pluripartidária do governo Gaguim e disse que ela não configura compra de voto. "Isto não é compra de votos, é acordo político", defendeu João Ribeiro.

Confira a íntegra da Nota Oficial divulgada pela Secom:

NOTA OFICIAL

O atual momento político por que passa o Tocantins aumenta a responsabilidade de se constituir um Governo que, acima de tudo, preserve e sobreponha os interesses da população aos interesses particulares. E foi sob esses alicerces que o Governo Interino do Estado do Tocantins foi constituído.

Avalizado pela Justiça, assumi a interinidade do Governo do Estado. Tão logo isso deu, todos os partidos foram convidados a compor a minha equipe, independentemente de cor ou bandeira política. E assim procedi, com o único e irrestrito objetivo de fazer uma administração pautada no bem da coletividade, no bem-estar do povo tocantinense.

Não abrirei mão da constituição de um Governo de unidade, de coalizão, e que prime pelos interesses de um Estado que tem todos os atributos para ser exemplo e referência para este País. A meta é defender o exercício da democracia e o Estado de Direito, respeitando as diferenças e convergindo para o caminho do desenvolvimento e do respeito ao povo deste Estado.

A minha decisão por todos os nomes que hoje compõem a administração estadual obedeceu, exclusivamente, aos critérios da capacidade gestora de toda a equipe e compromisso de cada membro em colaborar para o desenvolvimento do Estado do Tocantins.

Como é do conhecimento público, defendo um Governo de unidade política, com acompanhamento dos atos de minha administração pelos órgãos competentes e pela própria população. Pois assim como convidei todos os partidos, também o fiz aos Poderes constituídos, a exemplo do TCE – Tribunal de Contas do Estado e TJ – Tribunal de Justiça.

Por fim, reitero o compromisso de imprimir em todos os atos de minha administração a marca da transparência e da legitimidade, sempre colocando em primeiro plano a defesa do Tocantins, um Estado que, neste momento tão delicado, necessita, antes de quaisquer resquícios políticos-partidários, da nossa força e união. Essa é a nossa bandeira.

CARLOS HENRIQUE GAGUIM

Governador Interino do Estado do Tocantins

Comentários (0)