O e-commerce no Brasil tem demonstrado um crescimento sem precedentes e isto incentiva novos empreendedores a lançar-se na aventura das lojas online. Ainda assim, uma análise do SEBRAE sobre 2018 indicou números preocupantes. Saiba mais sobre os números apresentados pelo SEBRAE e o potencial de sucesso no e-commerce brasileiro.
As novas tecnologias tornaram mais simples o empreendedorismo, ao permitir que este aconteça no meio digital. Com o aparecimento de novas formas de trabalho e até novas profissões, os brasileiros se lançaram em diversas atividades a partir de casa, incluindo a criação de lojas online.
As diversas plataformas que oferecem ajuda nesse processo, tais como Shopify Serviços de Dropshipping, foram também uma motivação para que os empreendedores brasileiros acreditassem no potencial do meio digital para lançarem as suas ideias e projetos, e criar seus negócios.
O resultado deste empreendedorismo tem apresentado resultados bastante positivos em termos do crescimento do e-commerce brasileiro. Um estudo da BigData Corp com a Paypal indica mesmo que o crescimento chegou perto dos 40% em 2019.
Apesar desta realidade e de, manifestamente, o aumento dos hábitos de consumo digital acompanharem o crescimento do mercado, a verdade é que existe, também, um lado mais negativo no e-commerce: a saturação do mercado, que oferece lógicas bem competitivas e difíceis de superar.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), na sua análise do ano 2018 – onde o crescimento do e-commerce brasileiro tinha já sido de 23% - veio revelar os números que resultam dessas dificuldades.
Entenda porque os empreendedores brasileiros devem estar atentos a essas estatísticas.
Dados do SEBRAE sobre o e-commerce em 2018
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) apresentou um estudo sobre as lojas digitais brasileiras em 2018, no qual constatou que o insucesso é uma fatia bem significativa. O mercado digital encontra-se muito saturado e funciona de uma forma global, o que gera uma concorrência nacional e internacional feroz. Das várias empresas, segundo o SEBRAE, apenas 40% consegue manter a atividade por mais de um ano, sendo que somente 20% sobrevive aos primeiros 18 meses.
As dificuldades encontradas e a desmotivação perante estas é uma das razões do insucesso, havendo ainda marcas que não sobrevivem devido às dificuldades na gestão ou no e-marketing.
Será possível ter sucesso com uma loja online?
O sucesso com uma loja online não é impossível mas, para o atingir, o empreendedor deve estar preparado para enfrentar os desafios do setor. A construção de uma identidade de marca mais forte, a procura de formas de trabalho dinâmicas e que facilitem a gestão logística (como o Dropshipping), uma boa aposta em estratégias de marketing e a dedicação farão toda a diferença no momento de garantir que uma loja sobrevive às dificuldades.
Os números apresentados pelo SEBRAE, como pode ser verificado pelo posterior crescimento no número de lojas online, não desmotivaram todos os empreendedores. Essa motivação é, pois, um dos passos essenciais para garantir a superação de todas as dificuldades.
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