A versão 2020 da cartilha de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está disponível para consulta. O documento é um dos materiais de apoio elaborados pela Coordenação Geral de Exames para Certificação, da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb), e disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Novidades dessa edição são as cartilhas específicas para a avaliação das redações dos participantes surdos ou com deficiência auditiva, e dos participantes com dislexia.
A cartilha reúne informações e dicas sobre como o estudante deve estruturar a sua redação, além de explicar como funcionam os critérios de correção do texto, estabelecidos a partir das cinco competências do Enem. É possível ainda encontrar outros exemplos de redações que receberam nota máxima no Enem 2019 e as competências avaliativas cobradas no texto.
A redação do Enem 2020 será avaliada por, pelo menos, dois professores graduados em Letras ou Linguística, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Cada avaliador irá atribuir uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A soma desses pontos vai compor a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos (nota máxima que pode ser atribuída ao texto).
E-book gratuito para redação do Enem
O Educa Mais Brasil lançou um e-book gratuito para auxiliar na revisão das competências da redação do Enem. O material foi elaborado por professores especialistas na área e traz dicas para elaborar uma boa introdução, entender como fazer a apresentação do tema, o desenvolvimento da tese, conclusão do parágrafo, estratégias e conclusão.
Além disso, o e-book tem dicas de filmes e séries separados pelas principais temáticas que costumam aparecer no Enem como educação, saúde, meio ambiente, segurança e cultura.
Cronograma Enem 2020
Provas impressas: 17 e 24 de janeiro
Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
Reaplicação da prova: 23 e 24 de fevereiro
Resultados: a partir de 29 de março
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Comentários (0)