Mais de 4.400 pessoas visitaram os espaços Empresarial, No campo e do Peixe promovidos pelo Sebrae e parceiros na Agrotins 2014. 28 capacitações, entre palestras e oficinas, levaram conhecimento durante esta quarta-feira, segundo dia da feira agrotecnológica em Palmas.
Da ideia ao empreendimento, tudo sobre a agricultura familiar. É o que está oferecendo o Espaço Empresarial do Sebrae, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE). Entre as 16 palestras oferecidas durante todo o dia de ontem, as 2.298 pessoas, entre visitantes e participantes, tiveram a oportunidade de saber como atender bem no campo, como vender produtos do campo para o governo, como controlar o dinheiro e os custos para produzir no campo. Além delas, muitos se dedicaram as oficinas gastronômicas de mel e abacaxi. O Espaço também ofereceu um encontro de negócios sobre empreendedorismo para as mulheres.
É tempo bom para o produtor rural, que busca capacitação e orientação de como produzir e ganhar mais. Para atender a esse público, Sebrae, Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) oportunizaram seis palestras e oficinas. As capacitações abordaram temas como a recria de bezerras para produção de leite, utilização de cana na suplementação de bovinos e como empreender no campo, além das orientações sobre o Pronatec. Mais de 720 pessoas estiveram no Espaço No Campo.
Pescar e lucrar é só começar. Empreender na piscicultura é uma boa oportunidade para aqueles que estão próximos da exuberância dos rios e lagos tocantinenses. Para essas pessoas, o Sebrae a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Embrapa, Ministério da Pesca e Aquicultura e Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) trouxeram para Agrotins um tanque-rede para ministrar oficina de cultivo de peixe, além das boas práticas na produção de pirarucu em cativeiro. O peixe também foi tema do Festival Gastronômico. Ao todo, o espaço recebeu 1.400 visitantes somente nesta quarta-feira.
Para Edvaldo Alves Lemos, estudante de agronegócio em Gurupi, as capacitações são grandes oportunidades para adquirir conhecimento no desempenho da sua futura profissão. “Se informar nunca é demais. Já é a quarta vez que venho à Agrotins”, disse ele, que veio na caravana da cidade da Região Sul do Estado.
Nesta quinta-feira, dia 8, a busca pelo conhecimento continua. Os espaços do Sebrae e parceiros vão oportunizar dezenas de palestras e oficinas, como o encontro de negócio da mandiocultura, a capacitação de multiplicadores em piscicultura familiar, a travessia do leite, entre outros.
Comentários (0)