Especialista alerta sobre prejuízos para visão de quem usa óculos de grau sem receita

Segundo a médica oftalmologista, Susan Yano, quando o paciente compra óculos sem receita, no início, pode até melhorar a visão, mas depois prejudicar e desencadear outras doenças

Médica oftalmologista, Susan Yano.
Descrição: Médica oftalmologista, Susan Yano. Crédito: Divulgação

Você sabia que os óculos de grau devem ser prescritos por um oftalmologista? Quando uma pessoa compra óculos de grau sem receita pode prejudicar a visão, bem como desencadear doenças oftalmológicas.

 

De acordo com o IBGE, 38 milhões de pessoas – 90% da população entre 45 e 70 anos – têm presbiopia, a famosa vista cansada. Um dos principais sintomas são a dificuldade para focar objetos e a necessidade de afastar o braço para poder enxergar na hora de ler alguma coisa.

 

Segundo a médica oftalmologista, Susan Yano, em uma consulta o paciente faz uma triagem e uma consulta com equipamentos especiais e com isso é possível saber como está a saúde dos olhos. Quando o paciente compra óculos sem receita, no início, pode até melhorar a visão, mas depois prejudicar e desencadear outras doenças.

 

“Com o tempo o paciente começa a sentir fortes dores de cabeça, a dependência pelo óculos aumenta, bem como o grau que ele usa pode não ser o que ele realmente precisa. Por isso, que é importante a consulta com o oftalmologista, mesmo que seja para usar os óculos para denscanso”, explica a especialista, Susan Yano.

 

O ano já está quase terminando e muita gente não se atenta e também deixa a receita vencer, por isso o ideal é ir ao oftalmologista no mínimo uma vez ao ano, e também quando estiver com dificuldades em enxergar, olhos vermelhos, cansaço visual e dores de cabeça.

Comentários (0)