O PR do Senador João Ribeiro mostrou força política suficiente ontem em Palmas, para bancar o nome do seu presidente como pré-candidato a governador, com chances de se viabilizar eleitoralmente. Na véspera, falando no último programa “Na Ponta da Língua”, que foi ao ar pela 96 FM, o senador falou dos critérios que julga necessários para definir uma candidatura: pesquisas e apoio nos municípios.
Se João Ribeiro precisa melhorar no primeiro quesito, sua reunião do PR ontem - juntando também os prefeitos do PSDB e DEM que estão com ele - mostrou que no segundo item: apoio nos municípios, ele tem musculatura forte.
Não é para menos. Como articulador no Congresso Nacional, o senador passou os últimos anos construindo seu projeto político ao se tornar um dos parlamentares que mais carreia recursos para o Estado. Tem o orgulho de dizer que prestou serviço a todos os 139 municípios tocantinenses, e que vem muito mais recursos para obras por aí.
Viabilizando obras
As verbas alocadas no orçamento, as creches empenhadas no final do ano, e tudo que Ribeiro traz na bagagem para se credenciar como pré-candidato ao governo, precisará se materializar até abril. Ele próprio reconhece que o ano eleitoral dificulta as coisas, e que o governo Lula terá que agir rápido para fazer com que as combalidas prefeituras tocantinenses vejam a “cor do dinheiro” antes que o calendário eleitoral embole tudo.
Isto quer dizer que vai ser preciso licitar rapidamente as obras, e fazer os empenhos se tornarem depósito em conta. O grau de sofrimento dos municípios é grande, e desde o governo passado, os prefeitos ouvem falar em convênios que demoram a se tornar realidade. Um dos desafios é mudar isso.
Prazo para crescer
Se entre os prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, e líderes Ribeiro vai bem, a meta agora é mostrar que pode ser simpático e confiável para o grande eleitorado. A eleição majoritária, como é sabido, depende do carisma do candidato junto ao eleitor. As lideranças ajudam, formando uma grande malha de captação de votos no interior. Mas João pode ter pela frente a história do ex-governador Siqueira Campos, e sua emblemática luta para resgatar a eleição perdida de 2006.
A União do Tocantins é o grupo de origem do senador, e de lá vieram vários dos que marcaram presença ontem na OAB. O recado de boa parte deles foi claro: estarão na base com o governo, se Ribeiro for o candidato. Se não for, voltam quase todos para Siqueira.
Até abril, muitas peças se movem neste cenário intrincado que definirá as eleições deste ano. O que João Ribeiro mostrou ontem é que construiu uma malha poderosa, ao se mostrar um “bom companheiro” que foi fundamental na eleição dos seus prefeitos, e na conquista das obras. Agora seu desafio passa a ser converter este patrimônio político em empatia popular. Se conseguir que isto some pontos nas pesquisas de intenção de voto terá reunido as condições de ser o candidato.
Comentários (0)