As ruas de Palmas amanheceram tomadas por faixas fazendo uma ligação direta entre a candidatura do atual presidente da OAB, Ercílio Bezerra, e o DEM, da senadora Kátia Abreu. Não é a primeira vez. A presença da senadora num evento de Bezerra no começo da campanha, vista por alguns como sinal de prestígio, foi vista por outros como uma ligação entre o presidente e candidato, com a oposição ao governo.
Um dos fatos que contribuiu para a ligação entre o nome da senadora e o de Ercílio Bezerra tem sido a coordenação de sua campanha ser feita pelo juiz Marcelo Cordeiro, companheiro da senadora. Kátia Abreu inclusive, já manifestou sua preferência por Ercílio.
Mas agora as faixas supostamente assinadas por Kátia me fazem lembrar a famosa frase de Robin: “santa ingenuidade Batman!” Será que a senadora - mesmo apoiando Ercílio – mandaria colocar faixas nas ruas de Palmas? Tá parecendo mais uma jogada de marketing no “vale tudo” em que se transformou a guerra pela OAB. Tem tanta gente apoiando o presidente da OAB, ligadas ao governo e à oposição, que tá ficando difícil entender.
Ribeiro elogia
Exemplo: se Kátia Abreu apóia Ercílio,como dizem as faixas, tem mais gente grande no mesmo barco. O senador João Ribeiro(PR), foi à mesma feijoada, com a uma diferença: vestiu a camisa da chapa do presidente. No rádio, na sexta-feira, 13, elogiou Ercílio: “acho que foi uma excelente gestão, e só espero que a próxima seja pelo menos igual a esta”, declarou no programa “Na Ponta da Língua”.
Barbosa e Rezende apóiam
Os candidatos, em mais uma ação de marketing (tudo a ver com a política tocantinense) percorreram as duas casas legislativas: Câmara Municipal, e Assembléia Legislativa. Na Câmara Ercílio recebeu clara manifestação de apoio do presidente Wanderlei Barbosa (PSB), embora tenha na sua campanha, o também advogado e vereador Fernando Rezende (DEM). Os dois foram ferrenhos adversários na campanha, e não se bicam politicamente. Mas são apoiadores da campanha de Ercílio.
E o governo, vai com quem?
A grande incógnita sempre foi saber quem dos candidatos tem o apoio do governo, ou quem apoiaria o governante do momento, uma vez eleito. No caso da OAB tenho ouvido que os dois candidatos têm trânsito no Palácio Araguaia, e que o governador Carlos Henrique Amorim não interferiria nesta disputa.
Na minha humilde opinião, nem deve, por que se o risco é grande quando candidatos de uma eleição classista se envolvem com partidos, é maior ainda quando um governo abraça uma candidatura. Corre o risco de perder dos dois lados.
Cenas dos próximos capítulos
Faltando dois dias para as eleições da OAB, não me cabe julgar quem apóia quem, mas de novo, os motivos deste vale tudo. É o orçamento fantástico da Ordem dos Advogados do Brasil que faz isto? É a instância de poder que interferiu inclusive na condução das eleições indiretas emitindo recomendação à Assembléia Legislativa para corrigir a lei inicialmente aprovada?
É coisa para se pensar. O fato é que na véspera da batalha final, a luta ficou sangrenta demais e trouxe para arena nomes fortes da política tocantinense. Vamos esperar para assistir de camarote as cenas dos próximos capítulos desta novela.
Comentários (0)