O dia das mães é comemorado no segundo domingo de maio e é a segunda maior data comemorativa para o comércio. Entre os dias 1 e 4 de abril, o Instituto Fecomércio e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) colheram 1.200 entrevistas nas três cidades mais populosas do Estado, Palmas, Araguaína e Gurupi. Os itens escolhidos pelos entrevistados que apareceram entre os cinco mais comuns na hora da escolha do presente foram: vestuário perfumes e cosméticos e calçados e complementos.
Em Palmas, 67,8% dos entrevistados pretendem comprar presentes para suas mães. Do total, 15% irão gastar entre R$150,01 a R$ 250,00, 12,8% de R$50,01 a R$100,00 e 10%, de R$250,01 a R$400,00. As formas de pagamento preferidas pelos consumidores são respectivamente, cartão de crédito (25,3%), dinheiro em espécie (25%) e cartão de débito (12,8%) e os itens decisivos na hora da escolha da loja para aquisição dos produtos foram em primeiro lugar, desconto no valor, promoções e a forma de pagamento. Os locais escolhidos para compra foram shoppings centers (33,1%), comércio de rua (26,2%) e Internet (6,3%).
Na cidade de Araguaína, a segunda maior economia do Estado, 80% afirmaram que irão comprar presentes para esta data comemorativa. Lá, os lugares mais procurados para a aquisição de presentes para as mães serão o comércio de rua (61,9%), shoppings (8,4%) e Internet (6,3%). Com relação ao valor estimado para a compra do presente, 24,3% responderam que gastarão entre R$50,01 e R$100,00, 13% de R$ 150,01 a R$250,00 e um empate de 12,5% entre os que disseram até R$50,00 e entre R$100,01 a R$150,00. As formas de pagamento mais comuns optadas pelos entrevistados foram dinheiro em espécie (56,5%), cartão de crédito (13%) e crediário (5,8%). Dentre os principais chamarizes na hora de escolher um estabelecimento estão: desconto no preço, promoção e atendimento.
Já em Gurupi, 90% das pessoas que responderam o questionário disseram ter a intenção de comprar nesse período. Entre os locais para a compra desses presentes estão comércio de rua (53,7%), shopping/camelódromo (12,5%) e Internet (8,8%). Grande parte dos entrevistados (23,5%) afirmou que a média a ser gasta no dia das mães é de R$50,01 a R$100,00, seguidos de R$ 150,01 a R$250,00 (18,3%) e R$100,01 a 150,00 (15,5%). A forma de pagamento principal será com 53%, o dinheiro em espécie, 24% o cartão de crédito e por último, com 8%, o cartão de débito. Entre os atrativos na hora de chamar a atenção do cliente estão o desconto no preço, promoções e a forma de pagamento.
No geral, as pessoas entrevistadas nas três cidades pretendem comprar de um a dois presentes este ano e disseram que compraram produtos para as suas mães no mesmo período em 2013. Os consumidores, que usarão cartão de crédito ou crediário, responderam ainda que possivelmente irão parcelar suas compras em até três vezes. A pesquisa completa sobre a “Expectativa de Consumo para o Dia das Mães – 2014” está disponível em nosso site.
(Atualizada às 16h26)
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