A disputa pelo apoio de prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e ex-vereadores e lideranças políticas de expressão no interior do Estado está acirrada. Segundo fontes do Site Roberta Tum, os deputados estaduais que são pré-candidatos à reeleição estão em campo buscando garantir o apoio das lideranças para viabilizarem suas reeleições. “Política se faz primeiro conquistando os políticos, e através deles, o povo”, disse um deles.
A disputa mais acirrada mesmo promete ser para a Câmara Federal. Nela, entre os emergentes, o nome que mais cresce é o do deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa, Júnior Coimbra (PMDB). Nos bastidores é voz corrente que Coimbra já teria apoio entre prefeitos, vereadores e lideranças em cerca de 70 colégios. É voto que não acaba mais.
Outro que corre atrás de ampliar sua rede de apoios é o deputado Ângelo Agnolin (PDT). Os dois avançam principalmente sobre as bases do democrata João Oliveira, presidente do DEM. Mas na disputa pelo apoio de lideranças , o comentário é de que estão arrastando aliados até na rede de apoio de outros governistas.
Estaduais a reboque
Entre os estaduais também há os que já começaram a corrida para se garantir. Diferente de outros que tiraram férias no Rio e no Nordeste, a deputada Josi Nunes(PMDB) tem percorrido o Estado para repetir a performance da eleição passada, quando teve 22 mil votos. O deputado José Geraldo(PTB), é outro que ampliou sua base em cima do trabalho que faz de construção dos diretórios do partido pelo interior do Estado. Com a estratégia de manter a porta aberta a quem se interesse em disputar, ele próprio cresce muito.
Outro deputado que desponta pelo jeito franco e direto de fazer política é Sandoval Cardoso (PMDB), de Colinas. À boca pequena comenta-se que ele já ampliou sua base em 13 prefeituras, numa dobradinha já acertada com Júnior Coimbra, que estaria dividindo seus municípios entre os que o apóiam.
Enquanto as chapas proporcionais estão em fase de gestação, as candidaturas individuais avançam. Resta ver, no frigir dos ovos, e dos votos, quem vai garantir a maior fatia do bolo.
Comentários (0)