Dez, nove, oito, sete, seis, cinco, quatro, três, dois, um..!!! Feliz ano velho! O jargão lembra o livro. Não é a intenção qualquer comparativo. Marcelo Rubens Paiva que me perdoe o plágio. Passar por um ano, pra mim, é uma vitória a ser comemorada com champagne . Saúdo mais o ano que passou, do que brindo o que está chegando. Respiro dever cumprido. Completo minha agenda. Todos os compromissos riscados. Não faltou nem um. Algumas dívidas não foram totalmente quitadas, mas já estão bem encaminhadas.
Fecho o ano, assim como fecho um livro que acabei de ler, da mesma forma que limpo minha bolsa, que jogo fora extratos velhos de banco, que arquivo a “Pasta 2008”. Os meninos foram aprovados. Guardo todos os comprovantes de pagamento e os boletins. Algumas vaciladas, muitas idas à escola. A mais velha completa a metade de seu curso superior. Vitórias. Guardo cada uma delas no vestido branco do reveillon.
Não voltei a estudar inglês, não fiz ginástica todos os dias, não emagreci nadinha. Metas que continuarão na listinha...Um dia quem sabe. Talvez quando as dívidas forem quitadas e não forem refeitas, no dia em que nossos filhos estiverem trabalhando e traçando suas próprias metas, aí sim, curtirei uma sala de inglês por puro prazer. Tentarei talvez até francês e espanhol.
O Draúzio Varela uma vez disse que aprender língua é o melhor remédio para manter um cérebro jovem. Mas agora tá complicado. A agenda tá cada vez mais cheia. E não é fácil chegar até o dia 31 de dezembro. Dizem que o ideal é escrever as metas num pedaço de papel e pregá-las num lugar bem visível, como a mesa de trabalho, geladeira ou até mesmo transformá-las em descanso de tela.
Devemos riscá-las como riscamos nossos compromissos diários. Procuro me contentar com o meu inglês, achar que uma mulher gordinha é um charme e que caminhadas matinais são mais saudáveis do que ginástica. Meta não cumprida é horrível. Por isso brindo.
Brindo às minhas conquistas. As individuais e aquelas com as quais colaborei. Brindo pela aprovação dos meus alunos, pelo sucesso do meu marido, pela presença dos meus filhos, pela saúde dos meus pais...brindo pelas novas e boas amizades e por aquelas que não vingaram, certamente por que não eram tão boas assim...
E que venha mais um ano! Mais uma agenda, mais uma pastinha de contas. Espero riscar todos os lembretes, cumprir todo o combinado. Espero virar todas as páginas e no final de 2009 brindar a todas as conquistas de mais um ano que acaba...
Feliz ano velho para todos vocês!
Comentários (0)