Festival Chico encerra participação na Flit 2011 com premiações

A premiação do Chico aconteceu na noite de ontem. Entre as categorias premiadas melhor reportagem, melhor publicidade, melhor videoclipe e melhor curtíssimo com a escolha do Júri Técnico e as categorias melhor vídeo remix, melhor curta, melhor vídeo ...

O penúltimo dia da Feira Literária Internacional do Tocantins trouxe uma noite de homenagens e premiações para as produções da mostra competitiva do Festival Chico, que premiou as categorias melhor reportagem, melhor publicidade, melhor videoclipe e melhor curtíssimo com a escolha do Júri Técnico e as categorias melhor vídeo remix, melhor curta, melhor vídeo e melhor curta Amazônia através da votação do Júri Popular.

A cerimônia começou com uma homenagem especial ao tocantinense, jornalista, romancista e produtor, Hermes Leal, autor do documentário ‘Soldados a caminho do puteiro’ exibido na abertura da 10ª edição do Festival, no último dia 26, na Flit 2011. Para realizar uma retrospectiva dos 10 anos do Festival Chico o público prestigiou o vídeo documentário ‘Uma noite em 99’ dirigido por André Araújo, em que é contado um pouco da história do festival, mostrando os bastidores e depoimentos de alguns envolvidos no processo de construção do ‘Chico’.

A roteirista do Tocantins, Eva Pereira, atualmente morando no Rio de Janeiro, veio prestigiar o evento e declara que o Festival Chico se consolidou. “A participação do ‘Chico’ na Flit agrega valores ao Festival, à própria Feira, enriquece a perspectiva da cultura cinematográfica do Tocantins e o público é o grande beneficiado”, enfatiza Eva.

PREMIAÇÕES:

Menções Honrosas:

- Wellington Sari, diretor dos curtas ‘Romance Edmottês’ e ‘Monique ao Sol’.

- Elenco de Ponto G – Antônio Aurrera, Jédson Kárta, Paulo Aguiar, Herculano Almeida e Mário Möhrle.

Homenagem:

- Hermes Leal, ‘Soldados a caminho do puteiro’, exibido na abertura do Festival.

Categorias escolhidas pelo Júri Técnico:

Melhor Reportagem – ‘Garimpo Monte Santo’ de Ana Paula Rehbein, 2011.

Melhor Publicidade – ‘Palmas 22 anos’ de Marcio Mazaron, 2011.

Melhor Videoclipe – ‘Strange’ de Caio Brettas, 2009.

Melhor Curtíssimo – ‘Rei da Latinha’ de Lucas Martins, 2011.

Categorias escolhidas pelo Júri Popular:

Melhor Video Remix – ‘Do it On My Own’ de André Keke, 2011.

Melhor Curta – ‘Ponto G’ de Marcelo Vogelaar, 2011/SP.

Melhor Video – ‘A lenda da Água, Luana Mucci, 2011/RJ.

Melhor Curta Amazonia – ‘Dando Norte’ de Inaê Ribeiro e Cláudio Paixão, 2011/TO.

Comentários (0)