Depois de articular intensamente as filiações na capital na reta final que o prazo do calendário eleitoral permitia, o vereador José do Lago Folha Filho perdeu ontem o comando do partido em Palmas, numa decisão que partiu do presidente regional do PTN, Júnior Luiz.
Para obter o aval do presidente nacional José de Abreu, no entanto, o presidente da legenda no estado viveu um dia de intensa e tensa reunião, que começou às 10hs da manhã e terminou às 17hs na casa do ex-deputado, que ocupa um quarteirão em área nobre de São Paulo.
José de Abreu, pela primeira vez recebeu e ouviu representantes do partido ao longo do dia, e deu sua palavra de que o partido em Palmas tomará a decisão a cerca do seu destino no próximo ano.
Com cerca de 40 pré-candidatos competitivos ao cargo de vereador, o partido tem tudo para ser o divisor de águas nas próximas eleições. De um vereador próximo a Raul, ouvi a seguinte frase esta manhã na Câmara Municipal: “O Folha trabalhou muito e deu conta de fazer com que o PTN que é um partido pequeno, se tornasse grande, e articulasse como um grande partido nesta onda de filiações”.
É verdade. De todos os acordos feitos, a maioria absoluta foi conduzida pelo vereador, candidato à reeleição. Proporcionalmente, os dois líderes em disputa devem dividir a preferência dos filiados na ordem de 80% para Folha e 20% para Júnior Luiz, que se fortaleceu mesmo no interior, onde não enfrenta resistência de líderes como o vereador na capital.
Com Siqueira ou com Raul?
Toda a disputa em torno do PTN da capital, que acabou nas mãos do vereador Tibúrcio Tolentino (também aliado do prefeito), está na decisão a ser tomada. Folha que está no grupo de Raul desde o primeiro ano de mandato de vereador, quer que o partido marche com o candidato do prefeito. Júnior Luiz que já foi secretário no município e migrou quase que sozinho para apoiar Siqueira ano passado, quer apoiar Marcelo Lélis, e discutir a vice.
No meio da reunião, Júnior Luiz teria ligado para o ex-senador Eduardo Siqueira para que este garantisse ao presidente José de Abreu que o governo cumpriria os compromissos feitos com o partido na eleição passada. Ao que parece, trata-se de algo relacionado a cargos.
José de Abreu no entanto, teria deixado transparecer que não acredita mais no cumprimento desta pauta pelo governo Siqueira.
No frigir dos ovos, saíram do dia de reuniões com a posição de independência nas duas esferas: municipal e estadual.
A indicação de Tibúrcio teria passado por um acordo com Folha, que teria desafiado Júnior Luiz numa meta de crescimento do partido em Palmas. O nome de Aureliano Arantes, pré-candidato à vereador, seria o da preferência de Júnior Luiz, em acordo com Eduardo Siqueira, conforme uma fonte do Site Roberta Tum. Mas não houve clima para uma indicação unilateral.
Da briga pelo PTN na capital, o que fica claro é que a disputa prévia pelos apoios importantes para 2012, já começou. E o jogo, ao que tudo indica, vai ser bruto.
Comentários (0)