Fim de semana no Cantão: um point paradisíaco para encontros políticos de alta voltagem

O fim de semana prolongado que passou, emendado com os feriados de 7 e 8 de setembro, transformou o paradisíaco Cantão, onde só se chega de barco ou avião, no point de encontro de políticos de alta plumagem. Tucanos, pessedistas, verdes e de quebra, ...

Antes que os leitores mais críticos do Tocantins (os meus) me repreendam, vou logo admitindo: hoje é minha quarta de Contigo. Mas sem a maldade da Veja que fez dos encontros no quarto de Dirceu uma mega conspiração diabólica para derrubar Dilma. No nosso caso não se trata disto, mas apenas de entender os bastidores escondidos que entremeiam os fatos que a gente vê na prática, e às vezes, custa entender.

Contam minhas fontes que ninguém menos que o deputado estadual Sandoval Cardoso e família, aportaram nas instalações magníficas que o Estado tem por lá, como convidado especial para passar o fim de semana prolongado.

Chegou na terça e ficou até o final da semana. O Cantão é lugar que só se chega de avião (numa pista de pouso construída para receber e as instalações para hospedar, autoridades) ou de barco (de Caseara até lá, 3 horas com motor de 40 HP).

Sandoval é peemedebista em crise com a cúpula do PMDB, como se sabe. Primeiro com Júnior Coimbra. Depois com Marcelo Miranda, justamente pelo apoio à postulação de Coimbra à presidência da legenda no Estado.

Não só Sandoval, mas outros convidados ilustres passaram por lá no feriadão. Eduardo Siqueira passou a semana, segundo fontes do Site RT. A senadora Kátia Abreu, dois dias. O deputado estadual Marcelo Lélis (PV) também passou por lá costurando conversas e apoio em torno de sua pré-candidatura a prefeito da capital.

Amigos do ex-senador, pela mesma forma, garantiram o clima de descontração, música e cordialidade. A turma dos próximos.

E por que isto é importante, se o Cantão tem sido palco destes encontros desde o governo Gaguim? Por causa de Sandoval.

Todos os outros são gente do governo, ou ligada ao governo. Sandoval não. Vem mantendo o discurso de independência, e de votar conforme sua consciência. Até aqui.

O grau de afinidade e agora um laço de amizade mostra que as coisas começaram a mudar. No Cantão, além de boas conversas, é possível dividir a companhia para pescar graúdos tucunarés. Lugar em que não se sai de noite, por medo de onça. E de dia, não muito longe, nem desacompanhado perlo mesmo motivo: natureza intocada e feras à solta. Não que isso seja problema para o deputado, que caiu na rede com fotos posando ao lado da onça morta, coisa que lhe rende brincadeiras e alusões como esta, até hoje.

O fato é que o fim de semana no Cantão rendeu. E todos voltaram mais amigos do que antes. Um point paradisíaco que virou palco de encontros políticos de alta voltagem. Que é o que nos interessa. Vamos ver daqui para frente como se comporta Sandoval com o governo.

Porque encontros e conversas podem até ficar longe do olhar e do conhecimento público. Mas política, diz o ditado, não se faz escondido. Pelo menos não por muito tempo.

Comentários (0)