Uma das novidades da FLIT – Feira Literária Internacional do Tocantins, que será realizada de 25 de julho de 3 de agosto, será a premiação de professores como uma forma de reconhecer a contribuição de cada educador no processo educacional do Tocantins. Dentre os que serão homenageados estão a líder das quebradeiras de coco, Raimunda Gomes da Silva, a professora Iolanda Felipe, que ajudou a implantar a Educação Prisional no Tocantins e atuou por vários anos na Educação de Jovens e Adultos.
Também serão homenageados in memoriam Guilhermina Ribeiro, a dona Miúda, que durante anos atuou como líder quilombola, da Comunidade de Mumbuca, em Mateiros e também foi uma das principais divulgadoras do artesanato de Capim Dourado. Também in memoriam, Márcia Dias Costa, pelo trabalho desenvolvido na área do ensino especial. Na educação ambiental, o homenageado será Vicente Ferreira Feitosa, educador ambiental voluntário, na educação indígena, o reconhecimento será da professora Noemi Xerente.
A homenagens aos educadores, denominados ‘Mestre dos Saberes’ será no dia 1º de agosto, às 19 horas, no auditório do Palácio Araguaia. O diretor da Educação Indígena e Diversidade da Secretaria da Educação, Maximiano Bezerra, explicou que a premiação será uma forma de valorizar as pessoas que nos bastidores dão uma contribuição significativa à educação. A ideia é continuar premiando personalidades da educação todos os anos.
Maximiano lembrou que uma dos fatores importantes do seminário da diversidade são as múltiplas participações, principalmente dos movimentos sociais, como Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Gênero, Movimento dos Direitos Humanos, Indígenas e Ensino Especial. (Da Seduc)
Comentários (0)