Quem decidir brincar os cinco dias de carnaval em Palmas este ano vai perceber um diferencial nas ações adotadas pela prefeitura da Capital para garantir a segurança no circuito. Além das câmaras de segurança, detector de metais, e policiamento ostensivo, a gestão municipal está investindo fortemente em campanha educativa/preventiva contra acidentes no trânsito,e atendimento à saúde dos foliões. "Queremos ser como o bom juiz de futebol, que é aquele que ninguém percebe que está em campo", comparou na manhã de hoje o diretor da ATTM - Agência de Trânsito e Transporte Municipal, Sílvio Portilho.
A prefeitura apresentou à imprensa durante coletiva, a campanha "Tarifa legal", que pretende incentivar os foliões a utilizarem táxis e mototáxis, pagando 20% de desconto nas tabelas. "Não queremos que ninguém dirija após ingerir bebida alcóolica", informou Portilho. A medida é legal e o desconto vale do dia 20 ao dia 24, em qualquer horário. Para divulgar a campanha, a prefeitura mandou fazer milhares de adesivos com o mote "Me leva", em vermelho, para ser utilizado por quem estiver bebendo. E o adesivo em verde, com a frase "Te levo" para quem estiver sóbrio na noite carnavalesca.
Além dos adesivos, a equipe de comunicação criou um travesseiro em miniatura, para "colocar os bebuns para dormir". Tudo em função da meta de manter o índice zero para mortes no período carnavalesco, e baixar significativamente o número de lesões. O prefeito Raul Filho participouda coletiva respondendo às perguntas dos jornalistas.
Sobre o carnaval de Taquaruçu, que também tem uma programação oficial, o prefeito disse que espera que a comunidade também seja atendida pelos sindicatos de taxistas e moto taxistas. A região é de serra, o que favorece acidentes para quem dirige embriagado.
Embora priorize o aspecto preventivo, incentivando que o folião não dirija embriagado, a prefeitura vai coibir os excessos através da utilização de dois bafômetros, e do policiamento ostensivo. Um posto de atendimento móvel fará o atendimento emergencial para ferimentos leves, queimaduras, quedas de pressão ou hipertensão. Segundo o secretário Samuel Bonilha, ao longo dos cinco dias de festa 60 mil preservativos serão distribuidos, sendo 20 mil dentro do circuito. A medida visa prevenir a disseminação de DST's e Aids.
Comentários (0)