Futuros publicitários de olho no mercado

...

A noite de ontem, quinta-feira,30 foi de debate nas Faculdades Objetivo com estudantes de Comunicação Social -  habilitação em Publicidade e Propaganda, marketing e administração de empresas.No foco do debate, o tema: Meio e Mensagem.

Na mesa, que tive a honra de moderar, estavam os jornalistas Cléber Toledo, do Portal CT, e Zenilda Drumond, da Rede Celtins,acompanhados ainda pelo publicitário, professor do Ceulp/Ulbra, Jorge Rosa, representante da APP no Tocantins. Fico pensando na necessidade de que o mercado "converse" com a academia e diga o que pretende destes novos profissionais.

Segundo os dados apresentados por Jorge Rosa, de 1.250 milhões de novos profissionais que as universidades formam na área de publicidade, apenas 1.250 mil são aproveitados pelo mercado. Ou seja, 10%. Cléber Toledo foi feliz em apresentar os números que atestam o crescimento da internet como mídia, e o avanço do número de acessos ao longo dos anos desde que criou seu blog, que evoluiu para site, e depois para Portal.

A internet é uma realidade. Se a tecnologia avançar também no Tocantins e nos ajudar, brevemente seremos o segundo maior veículo a atingir o público leitor, e anunciante. Isto torna a net uma mídia barata e sem comparação a outras, inclusive a TV, no quesito tempo de exibição.

O grande lance que percebo, e que não houve tempo de dizer claramente aos universitários, é que o emprego está acabando e os negócios estão proliferando. Ninguém se iluda que as vagas vão crescer e que será mais fácil arranjar emprego com o passar do tempo. Por isso, que vinguem as boas idéias. E os novos negócios, pequenos, médios, e grandes negócios,nascidos às vezes de pequenas e simples idéias.

O caminho do sucesso está aí. Mas seja qual for a saída encontrada pelos novos e criativos profissionais do mercado, na área de comunicação ela passa pela internet. Uma nova realidade que será ajudada pelo acesso mais rápido, pelo barateamento no custo dos computadores, que vai jogar na rede milhões de cidadão ávidos por notícia, entretenimento, e relacionamento.

Boa a iniciativa de abrir esta discussão, não só no Objetivo, mas em todas as universidades que estejam formando os profissionais do futuro.

Roberta Tum

roberta@blogdatum.com

Comentários (0)