Gaguim encaminhará aumento da PM nos próximos dias

Notícia de bastidores, dando conta de que o governador Carlos Gaguim (PMDB), teria garantido ao comandante da PM, Coronel Albuquerque. encaminhar à Assembléia Legislativa ainda este ano o aumento para a coorporação, foi confirmada pelo próprio govern...

A Polícia Militar terá projeto de aumento salarial encaminhado pelo Executivo à Assembléia Legislativa ainda neste final de ano. A informação foi confirmada pelo governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) ao Site Roberta Tum na semana passada. Segundo disse o governador, o aumento deve passar a vigorar em junho do próximo ano, conforme levantamento de impacto na folha que a Seplan está fazendo.

O aumento da PM vai amenizar a diferença salarial que se criou entre os militares no Tocantins e a polícia “mãe” como é chamada a PM de Goiás, de onde vieram os primeiros militares tocantinenses. Durante um longo período a Polícia Militar não teve promoções significativas, nem aumento salarial considerável. Agora, para reparar esta diferença, o salto vai ser grande.

Comando fortalecido

Ao conceder aumento salarial à PM, o governador atende uma necessidade real da tropa, e fortalece o comando, sem deixar de prestigiar sua base política. Nela está o Sargento Aragão, que da suplência foi alçado à titularidade com a nomeação de Eduardo do Dertins (PPS) para a Habitação.

A luta por equiparação salarial, no entanto, cresceu nos últimos anos dentro dos muros da PM independente de representação na Assembléia. Oficiais de todas as patentes lutaram por ela na interinidade dos quartéis – onde a hierarquia manda ter cautela ao conceder entrevistas – de todas as maneiras legais e possíveis.

Polícia eficiente

Distante de todo ruído provocado na mídia pelas declarações bombásticas de algumas fontes que se colocaram como porta-vozes da corporação (alguns sem legitimidade para fazê-lo), os militares continuaram a trabalhar e cumprir sua função em defesa da vida e da segurança. Mesmo sem aumento, a polícia continuou cumprindo seu papel.

Não me canso de dizer que o Tocantins tem uma das melhores polícias militares do Brasil. Isso está evidente no respeito que a PM inspira. Exceções existem em todas as organizações, mas elas não devem valer mais que a regra. Sobre a polícia tocantinense não pesam acusações de corrupção e despreparo. Ao contrário, ela inspira confiança do lado de cá das nossas fronteiras. Quem é instado a “pagar para passar”, quando viaja para outras regiões limítrofes do nosso estado sabe bem do que estou falando.

O aumento que será aprovado agora, e passará a valer no próximo ano resgata mais que o poder de compra dos policiais. Resgatará dignidade para quem escolheu esta árdua profissão. Resgatará a auto estima da polícia tocantinense. A forma como ele chega, envolvendo a cadeia de comando, fortalece também a hierarquia e a disciplina, fundamental para que a polícia continue forte dentro e fora dos quartéis.

Comentários (0)