Governador inaugura Centro de Ciências Agrárias da Unitins e assina termo de cooperação com Embrapa

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 11, pelo governador Siqueira Campos (PSDB) o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Unitins, ao lado da Agrotins, o Centro de Referência em Agroecologia, Agricultura Familiar e Climatologia e o Banco de Germop...

O governador Siqueira Campos (PSDB) inaugurou na manhã desta sexta-feira, 11, o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Unitins, ao lado da Agrotins, o Centro de Referência em Agroecologia, Agricultura Familiar e Climatologia, e o Banco de Germoplasma da instituição. Durante a solenidade de inauguração, o governador assinou um termo de cooperação técnica com a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, assim como o Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins.

Na oportunidade, Siqueira ressaltou a importância do órgão para o Estado e para os estudantes. “O Estado tem que ter avanços nas áreas de tecnologia de forma que possamos favorecer o jovem, os professores e pesquisadores, por que esse trabalho vai beneficiar de forma geral o nosso povo, pois hoje necessitamos de pesquisas para  avançarmos em todos os setores”, avaliou.

No total, segundo informado, foram investidos R$ 841.422,98 na construção de dois prédios, aquisição de equipamentos e materiais para pesquisa. De acordo com o pesquisador da Unitins, Lucas Koshy Naoe, coordenador da pesquisa "Conservação e preservação dos recursos genéticos”, que faz parte do convênio Estruturante, o Banco de Germoplasma será o guardião da variabilidade genética estadual e ficará disponível para o melhoramento de plantas e animais das instituições públicas e privadas.

Utilidades

No Centro de Referência, segundo as informações, serão ministrados estudos avançados sobre o conhecimento da pesquisa agropecuária vegetal e animal, considerando cada nível de informação. O Centro ainda será utilizado para apoiar as pesquisas em agroecologia, climatologia, agricultura familiar, e abrigar cursos de capacitação para técnicos e profissionais, bem como para estudantes de escolas técnicas agrícolas e de graduação.

O Banco de Germoplasma servirá de depositado do patrimônio genético animal e vegetal do Estado do Tocantins. Ficarão armazenadas as sementes crioulas – sem melhoramento genético - e raras de feijão, arroz, milho, além de outros grãos que servirão para propagar as pesquisas de diversas instituições e ainda serão fonte de diversidade genética para estudos sobre o funcionamento dos genes. Já o material genético animal geralmente se constitui de parte de animais silvestres ou sangue possibilitando os pesquisadores descobrirem a função de cada gene nas diferentes espécies.

O Centro de Referência em Agroecologia, Agricultura Familiar e Climatologia, e o Banco de Germoplasma da Untins foram construídos e equipados através do programa Estruturante 2006, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia,Unitins, e a Finep – Financiadora de Estudos e Projetos.

O Ruraltins e a Embrapa firmaram um termo de cooperação técnica com objetivo de conjugação de esforços entre as instituições para execução de trabalhos de transferência de conhecimentos e tecnologias sobre as culturas de arroz e feijão para técnicos das Assistências Técnicas e Extensões Rurais – ATER’s do Estado do Tocantins e para produtores dos projetos da região sudoeste do Tocantins, visando o desenvolvimento da agricultura, a melhoria da renda e o uso sustentável dos recursos naturais disponíveis, em prol das cadeias produtivas do arroz e do feijão no Estado do Tocantins (Com informações da assessoria).

Comentários (0)