Hemocentro faz cadastro de doadores de medula óssea nas unidades do Sebrae

Ação busca aumentar a chance de compatibilidade com pacientes e é aberta a toda comunidade

Cadastro é feito com pequena coleta de sangue
Descrição: Cadastro é feito com pequena coleta de sangue Crédito: Da Web

O Hemocentro realiza nesta segunda-feira, 6, cadastros de medula óssea nas unidades operacionais do Sebrae em Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional. A ação, que faz parte da campanha “Salvando Vidas – Cadastro de Medula Óssea”, será precedida por palestra educativa ás 8h30 e os cadastros deverão ocorrer das 9 ás 18 horas, nas unidades participantes.

 

Para realizar o cadastro, é necessário ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e levar documento de identificação com foto, comprovante de endereço e cartão SUS. Será feita a coleta de uma amostra de sangue (5 ml) para identificar características genéticas determinantes para a seleção de doadores compatíveis, sendo que não é necessário estar em jejum para realizar o procedimento. Os dados ficam guardados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), e quando surge um paciente em necessidade de doação, um doador compatível é buscado no registro.

 

A medula é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos e é responsável pela produção de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Para a doação de medula, são extraídos, em ambiente cirúrgico, no máximo 15% deste tecido, e não compromete a saúde do doador, que recebe alta em até 24 horas após o procedimento.

 

No Tocantins, o banco de dados já soma 23.424 doadores, mas apesar dos números, a dificuldade de encontrar doadores compatíveis, até mesmo na família do paciente, é grande (apenas 25%). A ação é aberta a toda a comunidade, sendo que quanto maior a quantidade de doadores, maior a probabilidade de encontrar pessoas compatíveis com os pacientes em necessidade. Demais informações sobre a ação podem ser obtidas através da Central de Relacionamento do Sebrae 0800-570-0800.

 

Comentários (0)