A presidenta Dilma é o melhor cabo eleitoral que um pré-candidato ou pré-candidata à prefeitura de Palmas poderia ter no próximo ano. É o que aponta o quadro da pesquisa Ibope/Acipa que perguntou ao eleitor em que proporção o apoio de cada liderança política afetaria sua vontade de votar.
Quando a pergunta é sobre a influência da presidenta, o índice dos que aumentariam a vontade de votar (muito ou um pouco) chega a 35%. Quando a pergunta se refere ao apoio do governador Siqueira Campos(PSDB), o índice chega a 31%.
Apoio de Raul e de Gaguim influenciam negativamente o eleitorado
Já se o apoiador fosse o prefeito Raul Filho (PT), 12% do eleitorado afirma que este fator aumentaria sua vontade de votar num determinado candidato. Ao contrário, 31% diminuiria sua vontade de votar. Por outro lado, 51% dos eleitores pesquisados não sofreriam qualquer influência no voto em virtude do apoio do prefeito.
O apoio do ex-governador Carlos Gaguim (PMDB) é outro fator que retira votos em Palmas conforme a pesquisa Ibope/Acipa. Questionados, 39% dos entrevistados responderam que o apoio de Gaguim a um candidato ou candidata diminuiria sua vontade de votar. A influência positiva do ex-governador é de 9%.
O ex-governador Marcelo Miranda também influencia mais negativamente do que positivamente o eleitorado de Palmas, segundo a pesquisa. Entre os entrevistados 16% sofreria influência positiva do eleitorado por parte do ex-governador. Já 25% seria influenciado negativamente por ele.
Entre senadores, melhor influência é de Ribeiro
Embora o índice de avaliação da performance dos senadores seja diferente do índice de influência que eles têm sobre o eleitorado, a pesquisa Ibope/Acipa mostra que entre os três senadores a maior influência positiva é do senador João Ribeiro(PR). Aumentariam sua vontade de votar a partir do apoio dele 19% do eleitorado de Palmas. A influência negativa do apoio do senador afetaria 17% do eleitorado.
A senadora Kátia Abreu(PSD), bem avaliada em Palmas, teria uma influência positiva de 18% no eleitorado se as eleições fosse hoje. Por outro lado, seu apoio diminuiria a vontade do eleitor em 20%.
O apoio do senador Vicentinho Alves aumentaria a vontade do eleitor de votar em seu candidato na proporção de 16%. Por outro lado, 17% dos eleitores teriam sua intenção de voto diminuída pelo apoio do senador.
Comentários (0)