Inscrições Enem 2019 começam hoje; o prazo vai até dia 17

Interessados devem acessar a Página do Participante

Crédito: Divulgação

A inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 começa hoje (6).  Estudantes devem acessar a Página do Participante para realizar o procedimento. A inscrição no Enem 2019 deve ser feita por todos os interessados, inclusive quem foi contemplado com a isenção até o dia 17 de maio. É necessário informar, entre outros dados, o número de CPF, data de nascimento, endereço de e-mail único e válido, além de telefone para contato.

 

O valor da inscrição para a realização das provas será de R$ 85, R$ 3 a mais do que no ano passado. A taxa deve ser paga até o dia 23 de maio. Podem participar do exame estudantes que estão em vias de conclusão do Ensino Médio neste ano ou que já finalizaram esta etapa. As provas estão previstas para 03 e 10 de novembro.

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também permite a inscrição de “treineiros”, como são chamados os participantes que concluirão o Ensino Médio após o ano letivo de 2019 ou que não estão cursando e ainda não concluíram esta etapa.

 

Segundo o edital, “o participante ‘treineiro’ estará submetido às mesmas regras que os demais participantes, exceto quanto à divulgação dos resultados, que por ser para fins de autoavaliação de conhecimentos, serão divulgados 60 (sessenta) dias após a divulgação dos resultados do Exame”.

 

Saiba mais: quem são os treineiros do Enem

Saiba mais: como funciona a inscrição do treineiro do Enem

 

 

Porta de entrada para o Ensino Superior

 

O Enem é uma das principais formas de ingresso ao ensino superior. O resultado do Enem 2019 pode ser utilizado para inscrição em programas como:

 

Prouni: o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas de ensino superior do país. Em geral, acontecem duas edições por ano e, no início deste ano, foram ofertadas 243.888 vagas em 1.239 faculdades do Brasil. Entre os critérios adotados para a concessão de bolsa estão a nota do Enem e a renda de cada candidato.

 

SiSU: o Sistema de Seleção Unificada acontece duas vezes ao ano e seleciona estudantes que cursarão a graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do país. Na primeira edição deste ano, o SiSU 2019 ofertou 235 mil vagas em 129 IES.

 

Fies: o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) permite a contratação de um “empréstimo” para o estudante cursar a graduação em instituições privadas. O financiamento pode ser concedido por meio do Ministério da Educação (MEC), a juros zero, ou por meio de instituições financeiras, com juros definidos pelas mesmas.

 

 

Bolsas de estudo para o Ensino Superior

 

Estudantes que buscam cursar uma graduação com bolsas de estudo podem contar com o apoio do Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente no site. Os descontos chegam até 70% nas modalidades de graduação e pós.

Comentários (0)