Já pensou em passar pelo caminho habitual e se deparar com várias pessoas portando guarda-chuvas de cor vibrante? É justamente isso que vai acontecer neste sábado, dia 12 de outubro, em Palmas. A partir das 16h, um grupo de 50 voluntários vão pôr em prática o projeto Pingos e Pigmentos, idealizado pelo Coletivo Construções Compartilhadas, da Bahia.
O local exato do passeio ainda é surpresa, mas uma coisa é certa: a intervenção urbana levará o público à apreciação estética. De acordo com a realizadora e coordenadora da ação, Rita Aquino, a proposta da intervenção é trabalhar a condição do olhar das pessoas. “Mais que uma mensagem, nós buscamos proporcionar uma experiência de percepção da cidade, por meio dos guarda-chuvas. Os objetos são apenas um artifício para chamar a atenção para a paisagem e, a partir dessa interferência, possibilitar a reflexão sobre o visível e o invisível”, explica.
Coletivo Construções Compartilhadas
O Construções Compartilhadas surgiu em 2009, a partir de uma residência artística desenvolvida no Cine Teatro Solar Boa Vista, em Salvador. Este Coletivo de artistas atua a partir da criação e gestão colaborativas. Dentre seus trabalhos, tem realizado a instalação cênica “O engenheiro que virou maçã” (2009); as intervenções urbanas “Pra te ver melhor” (2009) e o conjunto de seis obras do “Poéticas Performáticas de Multidão” (2010); as oito criações autorais do projeto “Arquipélago” (2012) e as edições do evento “Experiências Compartilhadas”, que agrega criadores em torno de temas relacionados às suas práticas, modos de produção e sustentabilidade.
Palco Giratório
O Palco Giratório proporciona intercâmbios entre o público com a arte ao discutir assuntos atuais para reflexão sobre a sociedade, promove a qualidade de vida do trabalhador de comercio de bens, serviços e turismo e gera empregos para inúmeros profissionais que trabalham no circuito.
Desde 1998, espetáculos de teatro, dança e circo circulam pelas capitais e cidades do interior, formando plateias e levando cultura pelo país. Por intermédio do Palco Giratório, o Sesc promove o acesso a espetáculos de qualidade a um público amplo e diversificado e divulga o trabalho de profissionais provenientes de diversos estados brasileiros.
Antes da intervenção, os 50 voluntários passarão por um período de preparação. A oficina “Poéticas de Multidão” acontece nos dias 10 e 11 de outubro, no Teatro Sesc Palmas. As vagas já foram preenchidas. A intervenção será no dia 12 de outubro, a partir das 16h.
Serviço
Intervenção Urbana
Data: 12 de outubro
Horário: 16h
Local: Principais avenidas de Palmas
Comentários (0)