Ipem intensifica fiscalização e reprova mais de 60% de pescados recolhidos no comércio de Palmas

O Ipem reprovou 60,87% dos pescados recolhidos nos cincos maiores supermercados de Palmas. Foi encontrada uma margem de 20% de gelo, enquanto a tolerância é 1,5%. No total foram pesados 150 unidades de peixes e camarões. A coleta dos pescados foi rea...

O Instituto de Pesos e Medidas do Tocantins-Ipem, em Operação Especial Semana Santa, reprovou pescados recolhidos para análise. Foi encontrada uma margem de 20% de gelo, enquanto a tolerância é 1,5% e dos 40 lotes com total de 150 unidades de peixes e camarões recolhidos, 60,87% foram reprovados. Isso significa um aumento de mais de 10% em relação do ano de 2011, que teve a reprovação de 50%.

A operação foi realizada nos cinco maiores supermercados da Capital, e acontece todos os anos no mesmo período, onde o número das vendas do pescado aumenta. O objetivo da operação foi constatar se o peso indicado na embalagem era o mesmo do pescado. De acordo com o presidente do Instituto, Parrião Júnior, a defesa pelo consumidor é prioridade e por isso a fiscalização é intensificada.

“É incomensurável a nossa luta pela defesa do consumidor. E, nesse período intensificamos a fiscalização dos pescados, onde foi possível constatar que o valor informado na embalagem não era o mesmo do produto, o que resultou em mais de 60% de reprovação”, afirmou o presidente.

A coleta dos pescados foi realizada no início do mês de março e levados para o laboratório do órgão para pesagem, os fabricantes foram convidados a acompanharem o procedimento da pesagem, mas de acordo com o Ipem ninguém compareceu.

Os fabricantes dos produtos irregulares serão autuados e as multas podem variar de R$ 100 a R$ 50 mil reais. Os fabricantes são notificados e podem recolher os pescados de volta ou podem autorizar o órgão a efetuar a doações a entidades de caridade.

O Ipem possui uma Ouvidoria que atende o consumidor em caso de dúvidas, que pode ligar no (63) 3218-2076 de segunda a sexta-feira.

Comentários (0)