Jalapão: o encontro do deserto e das águas

O Parque Estadual do Jalapão está incluído entre os roteiros de viagem mais originais para turistas que querem desvendar belezas e mistérios da natureza. A região têm características que podem ser consideradas únicas em todo o mundo....


O Jalapão é capaz de reunir em um único lugar um longo trecho de dunas, que mais parece um deserto sem fim, com as corredeiras abundantes de cachoeiras e rios de águas transparentes. A vegetação é uma mistura de serrado, com caatinga, que resulta em algo semelhantes as savanas. Ao descrever essa região podemos afirmar que nenhum perfil geográfico comum define e explica claramente a formação das belezas incomparáveis do Jalapão.

A chegada a região do é feita pela cidade de Ponte Alta, localizada a 180km de Palmas, considerada o Portal do Jalapão. No entorno do município estão localizados alguns dos atrativos e pelo mesmo caminho, chega-se aos municípios de Lagoa do Tocantins, Novo Acordo, Lizarda, Mateiros, Santa Tereza do Tocantins e São Félix do Tocantins onde se encontram as outras maravilhas do Jalapão.

Boa parte da estrada não é asfaltada e o acesso a muitos pontos turísticos só é possível por meio de veículos traçados. A hospedagem pode ser em camping as margens de um dos rios ou em uma das pequenas pousadas encontradas nos municípios da região. Várias agências de turismo do Tocantins têm disponíveis pacotes para viagens em grupo, que incluem todos os recursos necessários para chegar a região do Jalapão, sugestões de hospedagem, guia para os pontos turísticos e equipamentos para que o turista desfrute das inúmeras opções de lazer.

Águas do Jalapão

A abundância e beleza dos rios e cachoeiras em meio ao serrado, caatinga e deserto são as principais características que fazem do Jalapão uma região tão única. São pelo menos quatro opções de diversão garantida em meio às águas.

A Cachoeira da Velha é a maior delas, são duas quedas d’água, com mais de 20m de altura cada uma. A força das águas faz com que seja um ambiente apenas contemplativo, mas há cerca de um a hora de caminhada por uma trilha, as corredeiras oriundas da cachoeira formam uma pequena praia, chamada de “Prainha”. As águas mansas, cercada por matas de galeria, é um delicioso espaço para camping.

A Cachoeira da Formiga é uma queda d’água de menor porte, porém não menos merecedora de admiração. Sua beleza fica por conta das piscinas naturais formadas ao longo do seu curso com águas cristalinas em tons esverdeados. Uma das melhores opções para banho.

O Rio Novo percorre toda a região do Jalapão, em alguns pontos forma praias tranqüilas, mas em boa parte do seu curso é formado por corredeiras selvagens ideais para a prática de esportes radicais. Raffiting, canoagem, rapel, bóia-cross e acquaride são algumas das opções.

O Fervedouro é um verdadeiro oásis. Um pequeno lago formado em meio às bananeiras, com características físicas peculiares torna o lugar um dos lugares mais procurados pelos visitantes do Jalapão. As águas do fervedouro brotam da areia clara do fundo, formando o fenômeno da ressurgência, o que impede qualquer pessoa de conseguir alcançar o fundo do lago. A sensação de estar boiando em águas mornas faz com que o banhista vivencie uma das experiências mais relaxantes que a natureza pode proporcionar.

Dunas

Parece um verdadeiro deserto, mas as dunas do Jalapão na verdade são resultado da erosão da Serra do Espírito Santo que cerca boa parte da região. Alguns pesquisadores afirmam que as dunas também podem ser vestígios de que o Jalapão, na verdade, é o que restou de uma região, que já foi banhada pelo mar há milhares de anos.

Independente de suas origens, o importante que as dunas são um dos cenários mais bonitos do passeio. As formações podem chegar até 30 metros e altura e ao longo de uma boa caminhada é possível observar aquilo que o Jalapão tem de melhor, os contrastes entra a mata, areia e águas cristalinas que só a natureza e seus mistérios são capazes de formar.

Serviço

Local: Parque Estadual do Jalapão

Localização: Entre os municípios de Lagoa do Tocantins, Novo Acordo, Lizarda, Mateiros, Santa Tereza do Tocantins e São Félix do Tocantins, à aproximadamente 180 km de Palmas

Como ir: Grupos que dispõem de veículos traçados, equipamento para prática de esportes radicais e guia, ou pacotes oferecidos por Agências de Viagens que incluem todos os recursos necessários.

Mais informações: www.jalapao.to.gov.br | www.portaldojalapao.com.br

Comentários (0)