João Ribeiro comemora vitória de Valtenis

...

O presidente eleito da ATM -  Associação Tocantinense de Municípios já usava a tribuna para fazer seu discurso de agradecimento quando o senador João Ribeiro (PR) entrou no auditório da associação acompanhado de correligionários políticos. Ribeiro foi logo cercado pela imprensa para fazer sua avaliação do processo eleitoral na entidade. Afirmando não ter pressionado prefeitos usando emendas parlamentares como moeda de troca, o senador admitiu no entanto que articulou a candidatura de Valtenis, pediu votos para ele, e está feliz com sua vitória. Na entrevista exclusiva ao Blog da Tum o senador foi além, lembrando que Valtenis "é seu amigo, foi seu vereador, e já tinha aberto mão numa disputa anterior". Acompanhe a entrevista:

Senador, como o senhor avalia esta vitória do Valtenis aqui na ATM?

João Ribeiro - Foi uma vitória difícil, nós sabemos mas na verdade é muito importante, por que o Valtenis teve nosso apoio e apartir do partir do momento que ele passou a ter o apoio da UT,o próprio candidato Nilton tava acusando que ele era o candidato das oposições. (...) A ATM tem que ser uma entidade classista que represente efetivamente os prefeitos, sem interferência política externa. O governo tem que dar apoio, os parlamentares tem que dar apoio, mas sem interferir. Isso não quer dizer que a gente não possa pedir votos, eu pedi votos para o Valtenis. Mas em momento algum eu pressionei ninguém.

Esta vitória tem alguma repercussão no processo de 2010?

João Ribeiro - Não, eu até acho que não. Essa vitória é uma vitória da democracia, é uma vitória da ATM, que pela primeira vez na sua história  teve uma disputa acirrada.De um lado um grupo, outro grupo de outro... nós sabemos quem estava trabalhando para o outro, quem o apoiou . Mas fiz a opção pelo que eu acho melhor. Valtenis  foi meu vereador, foi meu presidente da Câmara, é meu amigo, eu implantei o município dele quando fui prefeito de Araguaina, portanto eu não teria motivo para não apoiá-lo, nós não teríamos motivos, por que foi uma decisão do grupo de prefeitos da União do Tocantins, que preferiu o Valtenis por toda sua história. Ele já tinha aberto mão anteriormente, então eu achei que era o momento dele. E ele é irmão da minha prefeita de Bandeirantes, que é do PR a Coraci.

Essa eleição com a união de tantos partidos diferentes abre a perspectiva de novos acordos, novas composições daqui pra frente?

João Ribeiro - Eu acho que pode. Nós observamos o que aconteceu nos Estados Unidos, o que está acontecendo no Brasil.Nós tivemos em Minas uma aliança municipal entre o PT e o PSDB. Eu acho que tudo pode acontecer, desde que seja de forma transparente, para que a população  possa  entender. Que seja algo que seja parecido com uma coisa espúria, que a população rejeite. Agora a gente está feliz, e se sente bem com a vitória. Nós queremos que esta entidade se fortaleça. Acho que o Valtenis tem que buscar aqueles que não são filiados para que se filiem, aparar as arestas que possam ter ficado no meio do processo e convocar aqueles que estavam na disputa para vir ajudar a administrar a ATM. Comigo ele contará, no sentido de ajudá-lo, e não de exigir nada dele.

Comentários (0)