A data foi marcada para os dias 3 e 4, e segundo uma fonte do Site Roberta Tum nos adiantou com exclusividade, 28 pessoas devem ser ouvidas em dois dias pela Justiça Federal. A expectativa é grande em torno do retorno à Palmas de pelo menos dois dos desembargadores que deixaram a cidade após o escândalo envolvendo as suspeitas de venda de sentenças, que provocou seu afastamento, posteriormente prorrogado pelo CNJ.
O Processo Administrativo Disciplinar corre separadamente das ações propostas no STJ contra cada magistrado individualmente. Conforme a fonte, um ex-assessor do Tribunal de Justiça, o objetivo é apurar práticas irregulares ou ilegais supostamente cometidas na esfera administrativa. "Esta acusação de que a desembargadora cobrava taxa de servidores comissionados por exemplo, e outras questões administrativas, vai ser questionada", explicou, ao mesmo tempo em que negou que esta prática existisse. "Uma vez nós fizemos uma vaquinha para dar de presente para ela uma passagem internacional", lembrou.
Na prática, dizem pessoas ligadas à desembargadora Willamara Leila, não existem provas que a incriminem e resta agora ao CNJ buscar nos depoimentos as evidências e testemunhos de comportamento antiético ou ilícito. Os dois ex-governadores do PMDB, Marcelo Miranda e Carlos Gaguim devem ser ouvidos sobre a relação travada em seus governos, respectivamente, com a presidência do Tribunal de Justiça.
A chamada de testemunhas no PAD, cujas intimações foram distribuídas na quinta e sexta-feiras da semana que passou, é vista como o encaminhamento para conclusão da apuração dos fatos denunciados ao CNJ comprometendo a conduta dos desembargadores afastados. A tendência é que após os depoimentos de testemunhas, o processo caminhe para a conclusão.
Na área Administrativa, as punições variam, mas a mais grave é o afastamento definitivo com aposentadoria compulsória. Sem prejuízo das ações que correm na esfera penal. O pesadelo que para muitos começou naquele 16 de dezembro de 2010, ainda não tem data para acabar, mas tudo indica que caminha para o fim o esclarecimento de muitas suspeitas que deixaram a sociedade tocantinense entre indignada e perplexa.
Tomara que a verdade prevaleça no final.
(Atualizada às 16h40 com novas informações)
Comentários (0)