Olha só o enredo desta ópera que desaguou ontem no final da tarde na redação do Site Roberta Tum, após a divulgação de um release (texto distribuído pela assessoria) da equipe do senador João Ribeiro, noticiando sua passagem por Santa Terezinha no final de semana. Nas fotos encaminhadas, aparece o senador com o prefeito Kleibson Belarmino, Homerinho, deputado Bonifácio e outros personagens, não no lançamento da obra, mas no canteiro propriamente dito, onde já se vê as fundações da creche.
Divulgado o material, veio o contravapor da assessoria do deputado federal Irajá Abreu, que questionava a publicação da notícia dando crédito a Ribeiro pela liberação de recursos do FNDE para a creche, e outros recursos mais para a escola.
Ato contíguo, o próprio deputado entrou em contato com o Site para pedir a publicação não do release de sua assessoria dizendo que ele próprio era o responsável pela liberação, mas uma nota, confrontando e desmentindo o release da assessoria do senador.
Não é a primeira vez que assessores de parlamentares diferentes creditam a seus assessorados o mérito da liberação dos mesmos recursos. A princípio não entramos no mérito da discussão. Publicamos o material de um e de outro.
Kátia se dói por Irajá, que saiu magoado de evento
Neste caso de agora, Irajá bateu o pé para fazer divulgar que quem conseguiu a liberação dos recursos para a creche e para a escola foi ele. Procurado hoje, o senador João Ribeiro evitou polemizar. Disse que respeita o deputado e não vai discutir o assunto.
Sua assessoria por outro lado informa apenas que o senador tem mais de 100 creches conquistadas para prefeituras do Estado, e não vai brigar para levar o crédito por uma.Mas, explica o assessor em Brasília... Mas... são pelo menos cinco ofícios tratando do assunto, reivindicando e acompanhando os passos da formalização do processo da creche de Santa Terezinha desde....2009.
Opa, peraí. Mas 2009? Fazem exatos três anos. E seguem os documentos por 2010, até a liberação dos recursos em 2011. No começo de 2010, relembra-se, Irajá nem era candidato a deputado. Era empresário, envolvido em outras questões. No começo de 2011 estava sentando-se na cadeira. E até aqui, ao que consta, não existem emendas individuais de 2011, liberadas em 2011.
No evento de Santa Terezinha, em que João Ribeiro compareceu convidado pelo prefeito, haviam faixas de agradecimento ao senador pelas duas obras, assinadas por Kleibson. Falando primeiro, Irajá Abreu teria dito em seu discurso que as duas obras (creche e escola) que ali chegaram são fruto do seu trabalho.
Falando depois, Ribeiro corrigiu, na diplomacia e teria afirmado que os dois trabalharam, e ainda que Irajá o havia ajudado a liberar os recursos. Irajá então teria ido embora magoado, entendendo ter sido desmentido pelo senador e coordenador da bancada. O que motivou a reação da mãe, senadora Kátia Abreu.
Detalhe: recursos do FNDE não são recursos de emenda, mas repasses constitucionais. O que o parlamentar faz é pedir, cobrar, acompanhar, pedir de novo. Essas coisas.
Pois bem, no aeroporto de Palmas ontem, entre a sala de embarque e o avião em que embarcaram Ribeiro e a família, e a senadora Kátia Abreu, travou-se uma conversa áspera, que não chegou a se alterar para uma discussão.
Segundo uma fonte que repassou o conteúdo da primeira parte da conversa, Kátia reclamou com Ribeiro sobre o release divulgado em que o crédito pela liberação dos recursos era atribuída a ele, e da saia justa ocorrida em Santa Terezinha, onde o prefeito é dela. Ou melhor, do PSD. Ribeiro respondeu à senadora que trabalha com creches há anos. O tom dela subiu, ele respondeu. O final da conversa teria sido presenciado apenas pelos familiares que acompanhavam o senador. Mas o clima ficou ruim.
Angú de caroço
As cenas dos próximos capítulos, como o leitor atento acompanhou, vieram ao ar ontem, com a divulgação da nota de Irajá, que publicamos a pedido do deputado.
Já cientes de que a assessoria do senador tem os documentos, cujas cópias foram encaminhadas ao portal nesta tarde de terça, procuramos saber qual foi de fato a atuação do deputado Irajá Abreu na liberação dos recursos para obras. Provavelmente foi ao ministério, fez gestões, e pediu a liberação. A Assessoria pediu mais tempo para apresentar os documentos que atestam o envolvimento do deputado na liberação da verba.
O que nos remete à pergunta inicial do título: afinal quem foi que garantiu os recursos para as obras de Santa Terezinha. Se perguntarmos para o prefeito Kleibson, do alto da sua sabedoria de quem representa uma comunidade que precisa de todos os parlamentares ele dirá: João Ribeiro... e Irajá.
Para o povo o que interessa é que a creche já tem as paredes subindo, e a escola funcionará no próximo ano letivo. Como interessou de fato, o ginásio de esportes chegar, obra que contou com o trabalho e o apoio do deputado federal Eduardo Gomes e também do senador João Ribeiro.
Dividindo Dilma lá, de olho em 2014 aqui...
Moral da história: a aproximação da senadora Kátia Abreu, via PSD, do governo Dilma, está criando uma situação de divisão lá em Brasília, de quem tem o poder de fogo de buscar e liberar recursos. Kátia vira aliada da presidenta depois de oito anos de Ribeiro ao lado de Lula, e mais o começo do governo Dilma.
Por aqui, a ciumeira em torno de quem traz o quê só quer dizer uma coisa: a antecipação do debate eleitoral de 2014. Ribeiro está crescendo e agregando partidos ao redor de si num projeto que mira o governo do Estado, mesma pretensão de Kátia. De prático,o que está claro é que a aliança eleitoral de 2010 acabou.
Bem vindos ao fogo cruzado entre dois senadores de peso, que podem se enfrentar nas urnas nos próximos anos.
Comentários (0)