Não conheço o projeto dos vereadores, mas sempre fui defensora do fechamento de bares e restaurantes mais cedo. Chamem como quiser...até mesmo de “toque de recolher”
Minha filha mora em Brasília e lá isso acontece. Há alguns dias ela ligou e disse que ia sair com amigos. Pedi para não chegar tarde (ainda faço isso) e ela riu...nem se a gente quisesse!
É uma paz!
Paz para os pais, para os comerciantes (sim, para eles também) para a comunidade em geral.
Em todas as cidades que já aplicaram a lei seca, a diminuição de ocorrências policiais foi relevante,
E andando ainda para fora do Brasil, da mesma forma.A maior parte dos países desenvolvidos adota essa prática. Em Paris, ou Londres, por exemplo, meia noite não tem mais nada aberto...
Mas não, em Palmas o ideal é “amanhecer”;
E quando falei lá atrás dos comerciantes...É uma questão de “mudança de hábito”. Para que temos que sair às 22 horas? Por que não podemos sair às 20? Vamos, me diga, qual o comerciante que não gostaria de fechar mais cedo? De poder dormir à noite? E com o mesmo rendimento, é claro.
É tão simples! Basta que as pessoas adquiram o hábito de sair mais cedo de casa e consequentemente, voltem mais cedo.
Fico analisando os shows que acontecem por aqui. Além de atrasarem (que é uma falta de respeito com quem chega na hora) sempre são marcados para tarde da noite. Há alguns dias deixei de assistir o show do “nenhum de nós” única e exclusivamente pelo horário.
Em Nova York, por exemplo, os shows que acontecem no Central Park iniciam às 18 horas. As pessoas saem do trabalho e vão direto curtir um som num dos mais maravilhosos parques do mundo...
Por que aqui não se consegue aplicar nada do que dá certo lá fora? Será que a insatisfação de alguns “poderosos” não sairia mais barata do que o custo com segurança pública, com hospitais, com transporte coletivo de madrugada?
A Lei Seca não é para que ninguém saia de casa, é apenas mais um limite que, infelizmente, temos que imputar àqueles que não tem limites.
Espero que Palmas possa, um dia, se orgulhar do baixo número de acidentes, da queda do número de prisões por embriaguez, de não precisar usar o bafômetro em blitz. E que nas reportagens nacionais onde o que se destaca é a imagem de poderosos embriagados a foto seja a de uma cidade onde a calma e a paz reinam após à meia-noite.
Uma cidade onde a carruagem não se transforma em abóbora, onde a cinderela não perde seu sapato de cristal e ainda por cima tem tempo suficiente de marcar um encontro com o príncipe para o dia seguinte...às 19 horas.
Comentários (0)