Lélis não viu degradação no Jalapão

...

O deputado Marcelo Lélis, presidente do PV -  Partido Verde -  fará um pronunciamento amanhã, terça-feira, 16, na Assembléia Legislativa, relatando sua visita às locações da produtora que está acampada no Jalapão produzindo a próxima edição do programa Survivor para a rede CBS. Lélis adiantou suas impressões ao Blog da Tum, no dia seguinte à sua visita,durante reunião da comissão da Seca em Arraias.

 "Voltei bem mais tranquilo. Nós vimos o licenciamento ambiental. Não foi possível tirar cópia, mas teremos o acesso a este documento no Naturatins, em Palmas, o que até agora nos era negado", informou Lélis. O deputado disse que teve como verificar in loco o cuidado e a tecnologia utilizada pela produtora para não deixar resíduos de componentes que possam ter qualquer impacto danoso ao meio ambiente.

"Ao final das gravações em um determinado local, eles utilizam um equipamento de última geração para fazer uma varredura, e detectar qualquer metal que possa ter caído na mata. É impressionante, coisa de última geração", relatou. O cuidado com as pessoas que integram todo staff da produção, inclusive a mão de obra local, também foi objeto das observações de Marcelo Lélis. "O café da manhã que é servido, é coisa de primeiro mundo. E é pra todo mundo, desde o mais alto diretor de produção, ao trabalhador braçal de Mateiros", relatou.

Para o deputado, o que importa é que os cuidados estão sendo tomados, e que a população de Mateiros "está feliz". "Imagina, uma diária de R$ 200,00 é uma coisa completamente nova na região. Eles estão felicíssimos", disse Lélis. Ele disse que entendeu a necessidade de sigilo que cerca o trabalho da produtora. "Realmente é um investimento de milhões, e a preocupação é que não vaze nada que possa comprometer o fator surpresa que cerca à produção".

O deputado pretende questionar outras coisas a partir desta semana. Lélis me disse que quer saber as compensações que o governo vai obter, com relação aos custos que teve em montar estruturas específicas de apoio e segurança para atender as necessidades da produtora. "Depois que esta empresa for embora, estas estruturas permanecerão a serviço da comunidade?", questiona.

O pronunciamento está previsto para acontecer amanhã. Mas o mais importante é que as dúvidas sobre degradação e impactos ambientais foram respondidas. Afinal, para todo o resto, há solução.

Roberta Tum

roberta@blogdatum.com

Comentários (0)