Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer desenvolve atividades em todo Estado

A presidente da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Palmas, Elaíze Fonseca de Arruda Presbítero, explicou que a entidade tem como principal objetivo auxiliar mulheres de baixa renda na realização de exames preventivos de colo de útero e...

O tratamento do câncer é demorado e os pacientes portadores da doença precisam de apoio para suportar as dores e os traumas causados pela enfermidade. A presidente da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Palmas, Elaíze Fonseca de Arruda Presbítero, explicou que a entidade tem como principal objetivo auxiliar mulheres de baixa renda na realização de exames preventivos de colo de útero e mama.

A presidente explicou que a Liga Feminina é composta por 180 mulheres, todas voluntárias, que desenvolvem programas para ajudar pessoas com câncer e destacou que os benefícios não são apenas para mulheres. “Em nossa sede os exames são apenas para mulheres, mas atendemos todos os pacientes portadores da doença em hospitais, residências e onde for preciso a presença da Liga”, informou.

Entre os programas desenvolvidos, Elaíze contou que nas visitas diárias aos pacientes internados no Hospital Geral de Palmas- HGP, são levados kits de higiene pessoal, roupas, sandálias e assessórios que os mesmos precisam no período longo que ficam hospitalizados. Também são confeccionadas próteses mamárias que são doadas às mulheres que fazem cirurgias para a retirada do seio. “Levamos carinho, apoio, consolo e procuramos levantar a auto-estima das mulheres que algumas vezes se sentem mutiladas com a retirada do seio. A doação da prótese ajuda com que elas se sintam mais bonitas e claro diminui o preconceito que podem sofrer”, destacou.

Elaíze ressaltou ainda, que a Liga Feminina faz visitas em todo o Estado e promovem campanhas, fazem palestras e orientam a sociedade da prevenção, tratamento e cura do câncer. Segundo as informações, algumas voluntárias fazem acompanhamento às pessoas de baixa renda portadoras de câncer e doam cestas básicas e alguns medicamentos.

Parcerias

A presidente informou que a Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos e conta com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria da Saúde-Sesau. A parceria firmada com a Celtins, profissionais da saúde e alguns empresários ajudam na manutenção da entidade, mas o trabalho voluntário das 180 mulheres é a identidade da Liga.

Contato

Os exames preventivos são agendados e podem ser feitos através do telefone 3213-3877 ou na sede da Liga Feminina no endereço 203 Sul Av Lo 3, s/n Plano Diretor Sul - Palmas - TO. (Thaise Marques)

Comentários (0)