Quem ainda não percebeu que os anúncios na internet estão cada vez em maior quantidade e mais frequentes? Basta acessar aplicativos ou plataformas e perceber os anúncios que estão na telinha do computador ou do smartphone, principalmente quando acessamos nossas redes sociais. Embora possam parecer “demais”, os anúncios digitais estão em alta e em franco crescimento graças ao retorno propiciado aos anunciantes. Uma pesquisa do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), de publicidade no Brasil, aponta que o anúncio digital é o que mais cresce no país, perdendo a primeira posição apenas para a TV aberta no ranking nacional.
Os investimentos em publicidade no país alcançaram a marca de R$ 19,7 bilhões em 2021, de acordo com o estudo do Cenp. O Conselho reúne os principais anunciantes, veículos de comunicação e agências de propaganda no Brasil. O meio digital utiliza 33.5% desse bolo, em 2020 essa fatia era de 26.7%. Já na TV aberta, os investimentos caíram de 51.9%, em 2020, para 45.4% em 2021.
O Co-CEO da Amora, empresa especializada em Growth Marketing (marketing de crescimento), Gabriel Moreira, destaca que esse crescimento será ainda maior em 2022. “O meio digital, as plataformas oferecidas ao internauta, o acesso constante e cada vez maior às redes sociais, principalmente, é um nicho que o mercado publicitário não pode deixar passar despercebido”, alerta Gabriel. O estrategista digital ressalta que a previsão é mundial e dá como exemplo a pesquisa global 2022 Marketing Investment Forecast, publicada pela Forrester, utilizada como parâmetro pelo segmento.
A pesquisa mostra que o crescimento dos valores investidos em ações de Marketing será na ordem de 30% até o ano de 2025. “Os anunciantes estão ansiosos para entender como ajustar seus investimentos em marketing digital e eles continuarão a aumentar as suas aplicações nesse ramo”, assegura Gabriel.
Cuidados
Apesar do crescimento verificado por entidades de credibilidade, Gabriel faz um alerta para os anunciantes. Segundo ele, anunciar na internet não deve ser uma ação feita sem critérios ou cuidados importantes para um retorno seguro e garantido. “Muita gente pode acreditar que basta criar um anúncio, garantir o engajamento e esperar o retorno, não é bem assim, não é tão simples”, assegura o profissional.
Ele explica que é preciso investir em profissionais capacitados e com experiência no ramo para não perder dinheiro. “O ideal é ter um especialista que oriente e acompanhe todo o processo, desde a criação do anúncio, até o retorno dado, o alcance, a percepção... tudo o que envolve publicidade deve ser feito com profissionalismo”, diz Gabriel e acrescenta: “isso vai evitar que o dinheiro não dê o retorno que pode dar, ou que o anunciante se perca em publicidade que não alcança o público”.
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