Jornalistas de diferentes mídias de todo o país acompanharam nesta terça-feira, dia 12, o 6º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ). A cerimônia de divulgação dos vencedores da etapa nacional, apresentada pelo jornalista Ricardo Boechat, aconteceu na sede do Sebrae, em Brasília (DF). Foram entregues os prêmios nas seis categorias principais (Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Webjornalismo, Fotojornalismo e Reportagem Cinematográfica).
Na categoria de webjornalismo, a matéria “Coco babaçu gera renda e transforma vidas no Tocantins”, da jornalista Elisangela Farias publicada no G1 Tocantins, foi selecionada como melhor da Região Norte, ficando entre as cinco finalistas nacional. “Ficar entre as cinco finalistas do Prêmio Sebrae de Jornalismo é gratificante, principalmente, pelo fato de ter sido com uma reportagem que aborda a história de pessoas que, através do artesanato do coco babaçu, estão fortalecendo o artesanato e transformando vidas, na região do Bico do Papagaio.” Os outros jornalistas do Tocantins que também participaram da etapa nacional foram Tião Pinheiro e Julliana Ribeiro, do Jornal do Tocantins; Cláudio Chaves Paixão, da Rádio Miracema FM 104,9; Adriano Fonseca, da TV Anhanguera.
Além das categorias, o Sebrae entregou dois prêmios especiais: o "Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo", à melhor reportagem de 2013 (entre todas as premiadas), e, pela primeira vez, o "Jornalista Parceiro do Empreendedor”, ao profissional que se destacou como incentivador da pauta sobre pequenos negócios no país.
O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, destacou o crescimento do interesse dos profissionais da imprensa em participar da premiação. "Tivemos 9% de aumento nas inscrições. Foram quase 1400 trabalhos avaliados. Chegar ao dia de hoje não foi fácil", destacou, em reconhecimento ao trabalho dos jurados nas três etapas, estadual, regional e nacional. Para Barretto, o empreendedorismo faz parte da pauta atual da imprensa. “Todos sabem que os pequenos negócios têm importância fundamental para o desenvolvimento do país", ressaltou.
Para escolher o homenageado com o título de Jornalista Parceiro do Empreendedor, o júri nacional analisou 17 indicações dos Sebraes nos estados e no Distrito Federal. Entre os profissionais de diferentes mídias, venceu o editor-chefe do Bom Dia Brasil, telejornal da TV Globo, Vinícius Menezes.
A 6ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo reconheceu as melhores matérias veiculadas nos meios de comunicação sobre os pequenos negócios em 2013. Ao todo, foram 1.395 inscrições de todas as regiões brasileiras e R$ 120 mil distribuídos em prêmios. Confira a lista dos vencedores:
Categoria: Jornalismo Impresso
Série: A força dos pequenos
Correio Braziliense (DF)
Flávia Oliveira e Sheila Oliveira
Categoria: Radiojornalismo
Os empreendedores do futuro - Jovens que fazem o Brasil do amanhã
Rádio Bandeirantes AM 640 - RS
Leandro Rodrigues
Categoria: Telejornalismo
Adel - Empreededorismo no sertão do Ceará
Globo Cidadania/ação - TV Globo SP
Virgínia Queiroz e Fernando David
Categoria: Webjornalismo
Lingerie tira mulheres do campo e faz pólo virar realidade em Juruaia
G1 Sul de Minas - MG
Samantha Silva
Categoria: Fotojornalismo
Milagre dos Peixes
Jornal Amazonas - Em Tempo (AM)
Ricardo Oliveira
Categoria: Reportagem Cinematógrafica
Série Borracha: Apogeu e queda do ouro branco da Amazônia
Link 01, Link 02
TV Amazonas (AM)
Orlando Júnior
Prêmios especiais:
Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo:
Radiojornalismo: Os empreendedores do futuro - Jovens que fazem o Brasil do amanhã
Leandro Rodrigues
Rádio Bandeirantes AM 640 - RS
Jornalista Parceiro do Empreendedor:
Vinicius Menezes, editor-chefe do Bom Dia Brasil TV Globo
Comentários (0)