Sônia Pugas
Especial para o Blog da Tum
Londres - O mega banco italiano Unicredit Mediocredit Centrale liberou nesta terca-feira, 25, em Londres, a ultima da parcela de U$ 175,40 milhões de dólares para serem aplicados em obras de infra-estrutura, como construção de pontes e terraplanagem asfáltica no Tocantins. A região Norte do Estado será a mais beneficiada com o repasse. Em 2001 o Tocantins foi agraciado com a primeira parcela, sendo que a segunda chegou aos cofres locais em 2006, fechando em Londres o contrato das três parcelas.
A assinatura da última etapa aconteceu na sede do Banco Italiano , entre o Governador Marcelo Miranda e o diretor da Entidade Frederico Topi. Algumas autoridades estaduais, como o Secretário da Fazenda, Dorival Roriz e o de Infra-Estrutura, Brito Miranda além do suplente de Senador, Marco Antonio Costa presenciaram o ato.
Frederico Topi informa que o cumprimento do pagamento das parcelas anteriores por parte do Governo do Tocantins facilitou a liberação do restante do contrato. "Temos uma excelente parceria com o governo brasileiro e isso se aplica ao Tocantins. O Banco esta ciente que o dinheiro liberado anteriormente já foi destinado ao que foi proposto, então sentimo-nos honrados em contribuir com o desenvolvimento do Brasil" assegurou Topi.
Com juros de menos de 4% ao ano, o Governo do Tocantins tem uma carência de até quatro anos para dar inicio ao pagamento dessa dívida contraída. Em entrevista a correspondente do Blog da Tum, Topi elogiou a atuação do Estado no cumprimento do cronograma de execução de obras.
Segundo ele, os relatórios enviados pelo Tocantins a sede do Banco mostram que até o momento não há contradição nas informações, situação que estimula a instituição a investir não apenas no Estado, mas no Brasil e ainda em empresas italianas sediadas em solo brasileiro. "Somos uma instituição séria, e primamos pela seriedade dos nossos parceiros. Temos uma relação forte com o Tocantins, e esses dados positivos estreitam ainda mais o nosso interesse em contribuir com o Governo local`, aponta.
O Governo do Tocantins já esta com o cronograma das obras pronto. A prioridade, segundo Marcelo Miranda e investir no Norte tocantinense facilitando principalmente o escoamento da produção, uma vez que 90% da economia tocantinense tem sua fonte de renda na agricultura. A perenização das águas dos rios esta na mesma ordem de prioridade, conforme antecipou Marcelo Miranda. Mas a prioridade máxima será a construção da ponte sobre o rio Tocantins, em Barra do Ouro.
"Iniciaremos a obra ainda este ano, e em breve daremos mais um salto para o desenvolvimento do Tocantins`, finalizou Miranda.
Comentários (0)