O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI inaugurou na noite da última segunda-feira, 03 de junho, mais um Posto Avançado de Atendimento na cidade de Colinas do Tocantins, em parceria com a Prefeitura Municipal de Colinas do Tocantins e a Ação Social Belém Brasília. A unidade está instalada na Escola São José, pertencente à Associação Belém Brasília.
Reunindo cerca de 300 pessoas, a inauguração contou com a participação dos alunos da instituição, colaboradores do SENAI e autoridades municipais. Durante a solenidade foi assinado o Termo de Cooperação entre as três entidades e realizada visita às instalações do novo Posto Avançado no Tocantins.
Em sua fala o prefeito José Santana destacou o papel da unidade de Colinas. “Estamos inseridos na unidade de Araguaína e vamos fazer com que nossa região cresça muito mais. Esta unidade é importante para o futuro de Colinas e veio para dar vida para nossa cidade. Estamos sim, capacitando à mão de obra da nossa cidade e muitos jovens vão passar por aqui. Nós só temos perspectivas de prosperidade com a chegada do SENAI”.
O Posto Avançado estará em sintonia com os novos cenários do mundo do trabalho e com ações integradas de inclusão social com empregabilidade e qualificação profissional de trabalhadores da região de Colinas do Tocantins.
A diretora regional do SENAI Tocantins, Raimunda Tavares, explicou que a demanda por cursos será o termômetro para investimentos do SENAI no Posto. “Estamos bem estruturados aqui em Colinas e já temos 15 turmas formadas. Estamos com o compromisso de formar 500 alunos e à medida que formos avançando com essa quantidade de alunos, vamos trazer mais base tecnológica, fazer uma educação profissional de qualidade”.
Parceiros desse projeto, a vice-presidente da Ação Social Belém Brasília, Geralda Maria Barbosa falou da atuação da associação na qualificação profissional de jovens e adultos de Colinas e ressaltou a importância da chegada do SENAI à cidade. “A escola já desenvolvia cursos profissionalizantes, mas não na escala que teremos agora com o SENAI. Estamos confiantes que vamos profissionalizar jovens, adultos, idosos e que vamos inseri-los no mercado de trabalho de Colinas”.
Representando o presidente do Sistema FIETO, Roberto Pires, o presidente do Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos, Máquinas, Aeronaves e Acessórios do Estado do Tocantins – SINDIREPA, José Febrônio, acrescentou que o SENAI está à disposição do município de Colinas para colaborar com o crescimento da cidade e principalmente com a formação e qualificação da mão de obra local por meio dos cursos que serão oferecidos no Posto Avançado.
Cursos
O Posto Avançado irá atuar no atendimento das demandas das indústrias tocantinense, especificamente de Colinas e região, atendendo a comunidade em geral e que atuem nos setores produtivos e comerciais, beneficiários de programas de Governo de todas as esferas, e ainda, no desenvolvimento de cursos/treinamento, com cursos nas diversas modalidades ofertados pelo SENAI Tocantins.
O Posto Avançado possui laboratório de Tecnologia da Informação, Vestuário, Mecânica de Motos, Marcenaria, Panificação, Eletroeletrônica e Gestão. Os cursos oferecidos abrangerão as áreas de Vestuário, Tecnologia da Informação, Construção Civil, Alimentos e Bebidas, Automotiva, Gestão, Mobiliário e Metal mecânico.
SENAI
Presente no Estado do Tocantins desde 1972, o SENAI já formou e capacitou profissionais nas mais diversas modalidades de ensino tais como Aprendizagem Industrial, Iniciação Profissional, Qualificação, Aperfeiçoamento Profissional e Habilitação Técnica de Nível Médio.
Atualmente, a estrutura do SENAI no Tocantins conta com três unidades fixas, três unidades móveis de informática, dois Postos Avançados (Porto Nacional e Xambioá), uma unidade móvel de panificação, diversos kits didáticos móveis, mais de 35 laboratórios, 16 áreas tecnológicas atendidas e mais de 150 cursos ofertados. Matricularam nas Escolas SENAI do Tocantins de 2002 a 2012 mais de 100 mil pessoas e a projeção de matriculas para 2013 são de mais 21 mil em 16 áreas da indústria em diversos municípios.
Comentários (0)