A partir desta terça-feira, primeiro de abril, o Museu Palacinho recebe a exposição “mamedkarin”. Ao todo, serão entre oito e 11 obras expostas, dentre quadros, instalações e objetos que demonstram como materiais descartáveis pode se transformar em arte por meio da técnica de assemblage.
O autor das peças é mamedkarin, bancário mato-grossense que há 16 anos vive em Palmas. Para o expositor, a oportunidade de apresentar as próprias obras no Palacinho é muito gratificante. “Ter esta chance é espetacular. Quando eu cheguei em Palmas, eu conheci o Palacinho”, destaca o bancário artista que completa 50 anos em abril.
Ainda conforme mamedkarin, a descoberta do talento artístico nas artes plásticas surgiu de maneira imprevisível. “Em 2009, quando descobri que tinha câncer, que terminei encontrando na arte uma terapia que me auxiliou muito durante todo o tratamento, que está sendo finalizado neste ano. Foi neste período que comecei a produzir quadros, colares, cadeiras e instalações”, explica, ressaltando que foi a partir daí que teve a ideia de criar quadros com remédios vencidos, drágeas, comprimidos, cápsulas. “Tudo isto virou arte, e uma arte que chama a atenção. E foi com esta técnica de assemblage, que é a de aproveitar outros objetos na criação de um outro, que utilizei 120 CDs, cartões de crédito, restos de uma máquina e outros materiais para criar as peças da exposição, que ainda tem alguns quadros à óleo que pintei”, conta o multiartista, que também é escritor e publicou, em 2009, o livro “Perto do ninho”.
Serviço:
. Exposição de artes “mamedkarin”
. Museu Palacinho (Quadra 112 Norte, Avenida NS 10, Número 15)
. De 1º de abril a 1º de maio
. Entrada gratuita
. De terça a domingo, de 9h às 17h
Comentários (0)