Após duas semanas de trabalho intenso, a M&V Construção e Incorporação finalizou as ações de curto prazo no Córrego Cipó no Setor Belo Vale, em Taquaralto. As ações classificadas como de curto prazo ou imediatas (roçagem das margens, limpeza de encostas, desobstrução de calha do córrego, descidas d'água, bueiros e bocas de lobo, desassoreamento do leito e conscientização ambiental dos moradores) se iniciaram 48 horas após reunião entre Prefeitura de Palmas, Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente, Construtora e Caixa Econômica Federal e contou com apoio de todos os órgãos envolvidos, já as ações de médio prazo (construção de arrimos, estudo da bacia de contribuição, e, conclusão de obras de drenagem no Setor Maria Rosa) serão iniciadas após o período de chuvas.
Foi retirado do conjunto aproximadamente 32 caçambas de lixo, que amontoadas perfizeram aproximadamente 320 metros cúbicos ou 256 toneladas de entulho, composto por garrafas PET, sacolas, plásticos, sofás, tanquinho, pneus, terra assoreada, mato seco, e, bastante lixo doméstico. Este material ficou acumulado em uma área no próprio setor para que a população evidenciasse o que impossibilitava o escoamento da água no leito do córrego e está sendo transportado para o aterro sanitário municipal. As manutenção e limpeza do córrego devem ocorrer anualmente pois em toda a região de Taquaralto o lixo deixado nas portas das residências que não possuem lixeiras são arrastados para os leitos dos córregos nos momentos de chuva e prejudicam a drenagem da água causando enchentes.
O monitoramento do escoamento das águas das chuvas após realização dos trabalhos de manutenção e limpeza do córrego tem sido realizado pelos órgãos envolvidos, que têm constatado que não mais ocorreram enchentes nas ruas como antes, uma vez que as águas agora seguem seu curso desobstruído normalmente.
Comentários (0)