O senador João Ribeiro literalmente “causou”, roubando a cena política desde quinta-feira passada quando anunciou publicamente que desiste de ser pré-candidato ao governo e vai buscar sua reeleição ao Senado. A conseqüência é que de lá para cá não se fala em outra coisa nos bastidores do governo.
Se em Formoso, o prefeito Pedro Rezende distribuiu os elogios entre Ribeiro, Gaguim e Júnior Coimbra (que não é majoritário na cidade, mas destinou emenda para realização de eventos), na Lagoa foi diferente. Gente ligada ao governador conta que Gaguim não ficou satisfeito com a ênfase dada pelo prefeito Jaime Café Filho ao nome de Ribeiro. “De cada três citações, duas eram para o João e uma para o Gaguim”, contou um governista.
Mas o clima de separação ficou evidente no jantar oferecido pelo prefeito depois que as atividades da caravana terminaram. João Ribeiro - com o filho adoentado – não ficou para a confraternização. Mas seu grupo de prefeitos foi para o jantar. De um lado ficou a comitiva de Gaguim. Separados, do outro lado, sentaram-se Pedro Rezende, Rodolfo Botelho - ex-prefeito de Divinópolis – Júnior Bandeira, ex-prefeito de Lajeado, Alexandre Abdalla, de Gurupi, e Silvino Neto. Segundo uma fonte, o prefeito Café ficou de um lado para o outro dividindo atenções, até que Gaguim levantou-se e foi à mesa dos prefeitos Ribeiristas.
Gaguim pede apoio
Ao se dirigir aos prefeitos e ex-prefeitos o governador teria pedido o apoio (político) deles para o governo e afirmando que “tem um grupo” praticamente “empurrando” o senador João Ribeiro para os braços da oposição. Leia-se: para a candidatura de Siqueira Campos. Os prefeitos - segundo entrevista concedida ao Site RT - reagiram. Disseram ao governador que neste momento estão trabalhando a candidatura de Ribeiro ao Senado. A decisão de quem apoiar para governo virá depois. E é decisão exclusiva do senador.
O temor dos prefeitos ligados ao senador é de que o PMDB não abrace a candidatura de Ribeiro ao Senado, como não abraçou para governo. Fato que Rodolfo Botelho teria questionado ao próprio Gaguim durante esta conversa na Lagoa.
Enquanto o distanciamento de Ribeiro causa inquietação no Araguaia, o senador já esteve com Eduardo Siqueira, e estará com Raul Filho, Donizete Nogueira e José Santana na quarta-feira. Isso depois de almoçar com a ministra Dilma Roussef.
Este mês de março começa eletrizante prometendo trazer surpresas, e grandes novidades antes que o prazo de desincompatibilizações termine.
Comentários (0)